Em uma reunião realizada sexta-feira (9) com representantes de taxistas e mototaxistas, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, garantiu a categoria que irá intensificar a fiscalização de todos os automóveis que fazem transporte irregular de passageiros. A polêmica surgiu após a implantação do serviço Uber na cidade semana passada.
O presidente do Sindicato dos Taxistas de Teresina, Pedro Ferreira dos Santos, acredita que o Uber não ficará na cidade por muito tempo. “Com certeza o serviço vai embora, já que nos lugares em que há a necessidade da legalização eles não ficam, porque o que eles querem é trabalhar na clandestinidade”, contou.
Pedro Ferreira considerou ainda que a reunião tenha tido um saldo positivo, pois segundo ele, o prefeito Firmino Filho assegurou que além do aumento na fiscalização, fará uma analise na lei, para que não haja mais falhas.
“Além de intensificar a fiscalização, o prefeito pediu apoio jurídico, já que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disse que há falhas nessa lei de transporte irregular, então se há falhas, ele pediu para que fossem corrigidas”, contou.
O prefeito Firmino Filho assegurou às categorias que a prefeitura agirá de acordo com a lei, fiscalizando as irregularidades. "O Uber é uma multinacional que chega nas cidades e começam a atuar sem regulamentação, prestando um serviço de forma irregular. A prefeitura está atenta e fiscalizando para garantir que a população não seja prejudicada", disse o prefeito.
O presidente do sindicato explicou que os taxistas não tem medo de concorrência, mas que julgam não ser justo eles pagarem taxas e impostos enquanto outros não pagam nada. “Os que os taxistas querem é a legalização ou a exclusão do Uber em Teresina, porque na verdade eles são uma concorrência desleal. Como o prefeito disse, é até mesmo uma questão de segurança. Quem são esses motoristas do Uber? Ninguém sabe, porque eles não são legalizados”, disse.
Pedro Ferreira disse que as pessoas que são clientes dos taxistas deveram ficar tranquilas. “Teresina tem a melhor e mais nova frota do Brasil, então que a população teresinense se acalme, porque aqueles que não estejam dentro das condições legais irão sair. Temos o apoio da prefeitura para isso”, finalizou.
O Uber é um serviço semelhante ao de táxi, acionado por meio de um aplicativo para celulares, com preços bem abaixo dos praticados pelo mercado de transportes individuais, regulamentados e taxados pelo Poder Público municipal.