O prefeito Firmino Filho deu posse hoje(12) aos 20 novos conselheiros tutelares de Teresina eleitos para um mandato de dois anos e nove meses. A solenidade de posse aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Teresina e contou com a participação de lideranças comunitárias, da deputada estadual Flora Isabel e da promotora da Infância e da Juventude, Leida Diniz.
Além dos 20 conselheiros titulares empossados, o decreto assinado pelo prefeito relaciona os 20 suplentes mais votados no processo eleitoral que mobilizou a cidade. “O mandato constitucional que as senhoras e os senhores conselheiros estão assumindo é acima de tudo uma missão. As crianças e os adolescentes de Teresina esperam muito de todos vocês. Vamos construir a cidade que queremos com a proteção de nossas crianças”, disse Firmino Filho.
A Secretária Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Mauricéia Carneiro, destacou os avanços que Teresina está conquistando com o fortalecimento dos conselhos tutelares e com a criação do quarto conselho que atuará na zona Leste da cidade.
O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Adonias Moura, aproveitou a oportunidade para agradecer ao Tribunal Regional Eleitoral que viabilizou a instalação de seções de votação num processo que contou com a participação de cerca de 10 mil eleitores. O conselheiro Djan Moreira explicou que os conselheiros tutelares deverão trabalhar em parceria com a comunidade, associações de moradores e escolas para fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente.
A promotora da Infância e da Juventude, Leida Diniz, disse que os conselheiros tutelares de Teresina são brigões e valentes na defesa da causa das crianças e dos adolescentes. Ela lembrou que o prefeito Firmino Filho já recebeu o titulo de Prefeito Criança e desejou sucesso à nova administração.
Os conselheiros tutelares foram eleitos no dia 08 de abril de 2013, para um mandato que deve seguir até 2015, quando acontecerá a eleição em todo país. A eleição foi organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS).
Para estarem aptos a concorrer às vagas para o Conselheiro Tutelar, eram necessários os seguintes requisitos: Ser maior de 21 anos, comprovarem idoneidade moral, ensino médio completo e ter atuação reconhecida na área da defesa dos direitos da criança e do adolescente.