Teresina voltou a registrar aumento no número de óbitos por Covid-19. Caso a tendência de crescimento seja mantida, o prefeito Firmino Filho (PSDB) declarou congelar a segunda etapa de reabertura das atividades. A capital contabiliza 627 mortes de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
"Desde o começo compactuamos em retomar as atividades gradualmente, seguramente, com o endurecimento do isolamento nos finais de semana. A retomada tem que se compatível com a queda da doença, nós já temos um grande sinal de alerta e até amanhã vamos coletar mais dados e vamos avaliar o possível congelamento da próxima fase de reabertura", declarou.
Segundo Firmino Filho, o processo de queda de óbitos não está sendo rápido, como foi o de subida. Para agravar a situação, houve um crescimento no número de mortes desde a semana passada.
"A queda não estar sendo muito rápida, como foi a subida. Isso aí é uma preocupação que nós temos. O patamar continua elevado, a doença não desapareceu, não podemos contar vitória antes que o jogo acabe. Nós precisamos ter preocupação principalmente com relação a reabertura econômica", destacou.
Já em relação aos óbitos de não residentes na cidade, a Prefeitura de Teresina registrou uma queda na semana passada. O prefeito revelou que vai esperar os próximos dias para saber se a queda confirma ou não.
"Porque o esperado é que essa quantidade de óbitos de pessoas de fora seja crescente ao longo do tempo, por conta do aumento da doença no interior do estado do Piauí", explicou.