O prefeito eleito Firmino Filho (PSDB) pretende realizar três modificações em secretarias e órgãos públicos. Além da já declarada mudança no setor que trata da Saúde, o tucano vai propor transformação na Secretaria de Habitação e divisão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Todos estes projetos precisam de aprovação da Câmara dos Vereadores de Teresina.
Firmino Filho não esclareceu quais seriam os tipos de mudanças, apenas disse que elas ajudariam no desenvolvimento da cidade. “Queremos o melhor na saúde e da gestão econômica queremos que ela fique fortalecida, que trabalhe com capacitação dos pequenos e que arrecade recursos. Ela será coordenada pelas SDU’s [Superintendência de Desenvolvimento Urbano]”, explicou o tucano.
Já com relação a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Firmino Filho pretende criar um órgão voltado para a economia solidária, que é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não do capital. Ela é baseada em atividades que não visam os fins lucrativos.
Outro projeto que Firmino Filho vem se dedicado é a criação da Secretaria Municipal de Saúde e o desmembramento da Fundação Municipal de Saúde em Fundação de Ações Básicas de Saúde e Fundação Hospitalar. Os titulares das duas fundações que serão criadas e da Secretaria já foram anunciados. Aderivaldo Andrade vai ficar a frente da Fundação Hospitalar e o secretário da Saúde vai ser Noé Fortes.