Por meio de convênio firmado entre a Federação das Indústrias do Estado do Piauí e a Escola Superior de Advocacia do Estado do Piauí e outras instituições, foi iniciado o primeiro curso de pós-graduação em Direito Empresarial.
A aula inaugural da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Empresarial, Negócios e Gestão foi realizada na da última quinta-feira (30) na sede da FIEPI em Teresina, com a presença da diretora corporativa da FIEPI, Ana Paula Lacerda, do diretor Relações Institucionais da FIEPI, Ewerton Negri Pinheiro e do presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Teresina, Francisco Marques, que representou o presidente da FIEPI, em exercício, Humberto Cronemberger.
Marques abriu a solenidade falando da importância da qualificação dos advogados que atuam ou atuarão no direito empresarial para a segurança jurídica da categoria que gera empregos no Estado. Os representantes da ESA-PI, Naiara de Moraes e Silva – Diretora Geral, Alexandre Magalhães Pinheiro e Liana Maria Mota dos Santos Rocha Portela – Coordenadores do curso agradeceram as parcerias firmadas para viabilizar a iniciativa.
Participaram da aula também, Mário Lacerda, superintendente do Sebrae; Francisco Meton Marques de Lima; Álvaro Fernando da Rocha Mota – Presidente do Instituto dos Advogados Piauienses; Tiago Brandão de Almeida – Presidente da Associação dos Magistrados Piauienses; Nayra Cavalcante, representante da Federação do Comércio; Enzo Dias Andrade - Presidente da Associação Social e Jurídica do Piauí; alunos do curso, advogados, professores de instituições de ensino superior e empresários.
André Luiz Santa Cruz Ramos, Procurador da Advocacia Geral da União e professor de direito empresarial ministrou a aula inaugural com o tema “A importância do Direito Empresarial na gestão de negócios” empolgou a todos os presentes ao falar sobre o novo modelo de empresas, do “investidor” anjo e do fim direito autoral.
A Escola Superior de Advocacia do Piauí – ESA/PI, criada em 1977, tem sede e foro na cidade de Teresina e tem como objetivo traçar a política estadual de formação continuada para o exercício da advocacia. Para tanto, promove seminários, palestras, cursos de iniciação à advocacia e de Pós-Graduação Lato Sensu em diversas áreas do Direito, na capital e no interior do Estado.