Publicada em 24 de Agosto de 2015 �s 17h52
O governador Wellington Dias participou, no domingo (23), da abertura do Festival Gastronômico Maria Isabel, que acontece no parque Potycabana em Teresina. O evento, que exalta os sabores genuinamente piauienses, será realizado no local até a terça-feira (25) com o projeto Chefs na Rua. Até o dia 7 de setembro, o festival será realizado em 20 conceituados restaurantes da cidade.
Dias parabenizou a organização do evento e disse que é perceptível a evolução que tivemos nos últimos anos nessa área, principalmente com a participação dos empreendedores e pela evolução na profissionalização com a presença de cursos superiores e técnicos na área, sendo a primeira edição do Festival Maria Isabel uma prova disso. “Precisamos fazer um casamento do turismo com tudo que envolve crescimento econômico e a gastronomia é uma parte fundamental disso. O visitante vem para conhecer o Delta, os rios, os parques, a Serra da Capivara e quer ter um momento de lazer, conhecer a nossa cultura, experimentar um prato que seja diferente daquele do seu dia a dia. Esse festival organiza e coloca um profissionalismo nisso”, ressalta. O governador enfatizou ainda que temos que continuar avançando na qualidade do atendimento.
Para o secretário de Turismo, Flávio Nogueira, o evento é uma oportunidade de difundir no Brasil a nossa culinária. “Temos na cabeça que apenas São Paulo é um grande centro gastronômico. Temos que mostrar a nossa gastronomia. Teresina, por exemplo, se destaca pelo turismo de negócio e de Saúde, mas aos finais de semana fica um vazio e podemos explorar a nossa culinária que é muito rica e saborosa”, disse.
Pratos específicos foram preparados para serem degustados e comercializados durante o Festival, na arena montada, com estandes dos estabelecimentos participantes, que conta ainda com atrações culturais.
Evento O Festival Maria Isabel é realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Teresina, Senac, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e conta com participação de 20 restaurantes e de instituições que tem cursos na área.
Para a chef Ana Luiza Trajano, curadora do evento e proprietária do Brasil a Gosto, conceituado restaurante da capital paulista que há quatro meses incluiu no cardápio uma parte exclusivamente dedicada a culinária piauiense, o evento já na sua abertura tem superado as expectativas. “O Festival Maria Isabel mostra a capacidade de fazer acontecer dos piauienses. E que quando iniciativa pública, privada, e sociedade caminham juntos e o objetivo é a valorização da própria cultura dá muito certo. O evento veio pra ficar e para mostrar e recolocar a culinária piauiense no cenário do Brasil e do mundo”, destaca.
O Presidente do Abrasel, disse que o piauiense diz que sabe e faz muito bem tudo que ele se coloca a fazer. “Queremos que isso seja o inicio de muitos festivais e unidos podemos mostrar o que fazemos de melhor e mostrar o que o Piauí” revela.
Concurso Gastronômico Na abertura do evento, aconteceu um concurso gastronômico fruto de parceria entre o Sebrae e as instituições de ensino de Teresina, sendo uma forma de incentivar a pesquisa e revelar talentos. Entre os cinco estudantes que foram para final estavam os estudantes da Facid/Devry (Rafael Bruno Pereira); e os demais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, IFPI (Kamila Abreu, Leonardo Crispim, Maurício Cavalcante e Juliana Oliveira).
Rafael Pereira foi o vencedor apresentando a Maria Isabel de carneiro com queijo coalho, acompanhado de ovo caipira, farofa de coentro e vinagrete de manga. “Esse prato surgiu após muitas pesquisas sobre os ingredientes típicos do Piauí. Fiz uma homenagem ao nome do festival, criando uma Maria Isabel sem carne de sol de gado e sim com carneiro. Minha inspiração foram as comidas antigas, caseiras, do tempo da minha avó. É um prato com a verdadeira cara do Piauí”, ressalta o vencedor.