Publicada em 01 de Junho de 2013 �s 16h00
Ainda dá tempo de aproveitar um dos maiores eventos culturais do Piauí, com dois dias de muita música, artesanato e ecoturismo, dentre outras atrações que o município de Pedro II tem a oferecer. O Festival de Inverno de Pedro II iniciou na última quinta-feira (30) e segue até domingo (2).
A cantora e compositora Zélia Duncan é a grande atração musical da 10ª edição do Festival de Inverno de Pedro II, na noite deste sábado (1º), num show recheado de sucessos antigos e de canções de seu álbum mais recente. Na noite dessa sexta-feira (31), outra cantora nacional subiu aos palcos do festival, Maria Gadú.
Artesanato
Artesãos dos municípios de Pedro II, Piripiri, Castelo do Piauí, Teresina, Parnaíba, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Juazeiro e Coronel José Dias fazem exposição de peças em cerâmica, opala, bordado, arte santeira, tecelagem, cestaria, bijuterias e couro, que estão sendo vendidas nos 75 estandes montados na praça.
Um estande foi especialmente montado para o Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart), que enviou dois caminhões carregados de produtos de diversas tipologias e regiões, oriundos de associações e cooperativas cadastradas pela entidade.
A diretora do Prodart, Francisca Lemos, disse que eventos como esse são uma ótima oportunidade de divulgar o artesanato piauiense, já que turistas de vários lugares visitam a cidade nesse período. "Além do estande montado na praça onde acontece o festival, nós também tomamos o cuidado de dar uma repaginada na nosa loja de Pedro II para receber os turistas", disse a diretora, completando que a loja fica na avenida José Lourenço Mourão, Nº949, no bairro Vila Operária.
Turismo
Quem visitar Pedro II durante o festival terá a oportunidade de conhecer a Trilha dos Mirantes e fazer passeios ecológicos com banho em águas frias e cristalinas. Também poderá conhecer uma mina de opala e o Museu da Roça. Outros atrativos são as lojas de artesanato e joalherias de opala, casarões do final do século XIX, Sítio Buritizinho, Cachoeira da Arara e sítios arqueológicos.
O Festival de inverno agora é considerado patrimônio cultural, através de projeto de lei sancionado pela prefeitura de Pedro II. Além do Governo do Estado, apoiam o festival a Prefeitura Municipal de Pedro II, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.
Segurança
O reforço da Polícia Militar do Piauí para os quatro dias de Festival conta com mais de 70 policiais, entre agentes da Polícia do Trânsito, Cavalaria, Polícia Ambiental e das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE) e 10 viaturas.
O Corpo de Bombeiros também enviou uma equipe, com 20 bombeiros, sendo 10 militares, cinco oficiais e cinco praças. Foram deslocados ainda uma viatura de combate a incêndio, uma viatura de acompanhamento e uma viatura de resgate.
Duas ambulâncias de suporte avançado estarão a postos no festival, cada uma dispondo de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e o motorista, que também é treinado para atuar como socorrista.
Atrações locais
Os participantes da 10ª edição do Festival de Inverno terão um show à parte das bandas locais, no Palco da Fundação Cultural do Piauí. A Fundac também está realizando, durante esta semana do Festival, oficinas de teatro, dança e audiovisual na cidade de Pedro II. Confira a programação das atrações locais para os dois últimos dias do evento:
01/06/2013
• Palco Fundac 18h: Renara e banda 19h: Roque Moreira 20h: Narguilê Hidromecanico
• Mostra de cultura: All Srteet Songs Dj Brytho
02/06/2013
• Palco Fundac 18h: Kolla Kommigo
Campanhas e Espaço Beleza
A Coordenadoria da Juventude, além da panfletagem em parceria com o Detran sobre educação no trânsito e da campanha Troque sua latinha por uma água, juntamente com a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, dando orientações com relação ao consumo de bebidas alcoólicas; contará com o Ponto de Estética no espaço da Juventude Quilombola.
Degustação de produtos
Os turistas que circularem pela Praça do Artesanato poderão degustar docinhos e sequilhos feitos da batata e macaxeira, fruto do trabalho dos estudantes do programa Produtores do Futuro, realizado pela Secretaria Estadual da Educação e Cultura em parceria com a Embrapa e o Banco do Nordeste.