A Medalha do Mérito Legislativo na concedida pela Câmara Municipal de Teresina na noite de segunda-feira (4), a personalidades da política piauiense, foi o destaque da fala do deputado estadual Fernando Monteiro (PRTB), durante o tempo de dois minutos, disponibilizados aos pequenos avisos, na sessão desta terça-feira (5).
Um dos primeiros nomes a serem citados pelo parlamentar foi o do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) deputado Themístocles Filho, que recebeu o Mérito Legislativo, por iniciativa do vereador Zé Nito (PMDB).
“Vossa Excelência foi merecedora da Medalha, pelos relevantes serviços como vereador de Teresina e dos muitos serviços que Vossa Excelência prestou a nossa capital’, ressaltou o parlamentar.
Ele lembrou ainda da homenagem prestada ao ex-vereador, ex-deputado e ex-presidente da Alepi, Jesualdo Cavalcante.
“O deputado Jesualdo Cavalcante, último cargo que ocupou foi o de prefeito, na cidade de Corrente e é uma legenda da política e da administração desse Estado. Um home merecedor de todos os adjetivos, porque tem conduzido sua vida pública, com muita retidão e seriedade, e tem desempenhado suas funções com dignidade, por onde passou”, enumerou.
Também foram agraciados Ciro Nogueira (senador), Guilherme Fortes, Olavo Rebelo (presidente do TCE-PI), Henrique Rebelo, Osmar Júnior, Liana Chaib, Merlong Solano, Edvaldo Marques, Kaline Carvalho, Léo Torres, Amparo Paz e Beto Loyola.
Mérito
A Medalha do Mérito Legislativo Municipal de Teresina foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 333, de 3 de agosto de 2006, de autoria do então presidente José Ferreira.
A honraria é outorgada às pessoas físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras, que se tenham tornadas dignas de reconhecimento e é aprovada pelo voto mínimo de 2/3 dos membros do Legislativo Municipal. A insígnia da medalha é constituída pela interpretação heráldica do Brasão da Câmara Municipal de Teresina.
Texto: Lindalva Miranda
Foto: Caio Bruno
Edição: Paulo Pincel