Publicada em 01 de Dezembro de 2015 �s 11h47
Considerando a Economia Solidária como alternativa inovadora de geração de emprego e renda a favor da inclusão social, o Estado do Piauí vem desenvolvendo, por meio da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), políticas públicas para fomentar a cadeia produtiva desse segmento da economia. Nesse sentido, a Setre desenvolveu o projeto da Feirinha de Economia Solidária, que será realizada mensalmente no pátio do Centro Administrativo.
A primeira feira será realizada nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, das 7h30 às 13h. Aqueles que tiverem empreendimentos no âmbito da Economia Solidária terão a oportunidade de expor e comercializar os produtos na ocasião. “Além da venda, os participantes terão a oportunidade de trocar muitas experiências, o que é importante para o crescimento do negócio e expansão da Economia Solidária”, destaca o secretário do Trabalho, Gessivaldo Isaías.
A meta do projeto é beneficiar 10 empreendimentos econômicos solidários por mês, estimulando tais iniciativas, apoiando os empreendedores na expansão e venda dos produtos e incentivando o intercâmbio de experiências. Os interessados devem se inscrever na sala da Diretoria de Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo (Deac) na Setre. As inscrições são presenciais e por ordem de chegada.
Economia Solidária
Na Economia Solidária, milhares de trabalhadores encontram-se organizados de forma coletiva, gerindo o próprio trabalho e lutando pela emancipação. As iniciativas de Economia Solidária contam com a participação de coletivos de produção, associações, cooperativas populares e redes de instituições de finanças voltadas para empreendimentos populares solidários, todos organizados pelos princípios da autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, equidade, geração, etnia e credo e valorização do meio ambiente, trabalho humano e saber local.