Publicada em 15 de Janeiro de 2013 �s 11h41
Empreendimentos de pequeno e médio porte da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) vêm conquistando o mercado. Com o apoio da Ceapi, através das capacitações e cursos gratuitos oferecidos em parceria com o Sebrae-PI, os empreendedores perceberam a necessidade de modernizar a estrutura de suas bancas e boxes; criar logomarcas para as suas empresas; além de confeccionar e distribuir cartões de visitas para os seus clientes com informações para contato.
Adeílson da Silva Bezerra é um dos feirantes que resolveu investir no seu empreendimento e apostou na reforma de seu ponto comercial, bem como, na organização de sua empresa. Segundo ele, a intenção é de estruturar e modernizar o seu estabelecimento. “Não podemos parar no tempo, a própria sociedade exige inovações diariamente. Reformei o meu boxe como um todo, desde a câmera frigorífica até a fachada. Além disso, criei uma logomarca para a minha empresa e adquiri um fardamento para os meus funcionários, pois percebi que a padronização é importante dentro de uma empresa e transmite para os clientes a nossa intenção de organizar cada vez mais o nosso negócio”, afirma Adeílson.
Segundo a supervisora de ensino da Ceapi, Sandra Oliveira, "os feirantes da Central de Abastecimento vêm passando por um processo de modernização. A maioria deles está realizando modificações nas suas empresas, modernizando-as. As pessoas estão investindo também em novos maquinários para poderem acompanhar o mercado e se tornarem mais competitivas".
Os cursos, oficinas e capacitações oferecidos pela diretoria da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) nos últimos três anos deram suporte aos feirantes do maior centro de distribuição de hortifrutis do Estado e o resultado disso vem sendo percebido diariamente ao longo do mercado.
"Os feirantes estão deixando de ser meros vendedores ambulantes, que buscavam na atividade apenas um meio de sobrevivência, para se preocupar com o meio ambiente, a saúde pública e a própria cidadania", garante Alberto Monteiro Neto, diretor presidente da Ceapi. "Essa modernização deixou o mercado ainda mais bonito e, claro, a diretoria mais contente com o crescimento deles, finalizou.
Ao todo, a central piauiense possui 869 permissionários fixos e 163 permissionários eventuais.