Publicada em 16 de Abril de 2012 �s 15h00
O secretário estadual da Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes, participou nesta segunda-feira (16), do lançamento do Projeto Construindo Saber, realizado pela Fazenda da Paz no bairro Vermelha, em Teresina. O Governo do Estado, através da Sasc, é um dos parceiros no projeto que recebeu financiamento de R$ 136 mil do Banco do Nordeste (BNB) e inicia com o curso de torneiro mecânico, oferecendo 40 vagas para jovens e adolescentes da periferia da capital.
Para o secretário Francisco Guedes, a qualificação profissional é uma carência em muitos setores da economia no mercado de trabalho e acredita que a parceria construída entre a Sasc e a Fazenda da Paz é um exemplo que vem dando certo, colhendo bons frutos e melhorando a vida das pessoas. “É em projeto como esse que enxergamos que o Governo do Estado trabalha sua principal finalidade: o objetivo de abrir portas, de mostrar caminhos para superar desafios e melhorar a vida das pessoas. Daqui, sairão jovens qualificados para o mercado de trabalho e deixarão de ser alvo fácil para o mundo das drogas”.
Superar desafios é a expectativa do jovem Aderlan Felipe de Oliveira, de 15 anos, estudante do ensino fundamental. Aderlan é um dos matriculados do curso de torneiro mecânico, e acredita ser esta, uma oportunidade de aprender uma boa profissão e conseguir emprego para ajudar no sustento da própria família.
De acordo com Célio Luiz Barbosa, ao trabalhar a qualificação profissional, a Fundação da Paz não só promove a reinserção, mas a inclusão definitiva de muitos jovens. “Não se pode reinserir quem nunca esteve inserido, esse projeto é para começar do começo, inserir os jovens na sociedade que exige profissão, que exige qualificação para poder garantir emprego e ter uma melhor qualidade de vida”, avaliou.