Após uma pausa dos shows de lançamento do CD “Bossas de Verão” em 2011/2012 em Teresina, a cantora Fátima Castelo Branco retorna agora com duas apresentações que dão início à “segunda fase de lançamento” e comemoração dos seus vinte anos de carreira.
O primeiro show acontece no dia 31 de outubro no “Castelli Bufet”, data de aniversário de doze anos do primeiro CD e Songbook “Pedindo um Tom” (produzido por Marleide Lins e lançado em 31/10/2001 no Teatro 4 de Setembro), e o segundo show será em 6 de novembro no Boca da Noite.
Neste show especial, ela fará uma coletânea de momentos importantes como compositora e cantora, onde irá apresentar, além de composições próprias, clássicos como “Manhã de Carnaval”, “Feitio de Oração” e “Doce de Côco” para homenagear a “Divina” Elizeth Cardoso, a qual interpreta no Projeto “As Divas”, produzido pela cantora Claudia Simone (um importante resgate das eternas cantoras do rádio) e também relembra momentos do “Canta Piauí”, igualmente produzido por ela em parceria com a TV Assembléia.
É uma tradição nos shows de Fátima convidar alguém para fazer parte cantando suas músicas. Desta vez, convida duas pessoas realmente especiais: Irecê Santana (uma grande amiga e incentivadora do trabalho) que, embora não seja “profissional”, é pesquisadora da boa música nova, tem o dom de cantar e mesmo na informalidade, ela dá um “ar diferente” com a sua “voz bossa nova”, da qual Fátima afirma gostar muito. Além de participar do primeiro lançamento, cantando “Rouxinol”, Irecê também faz parte do projeto “As Divas”, interpretando Nara Leão.
Outro “convidado especial” é Júlio Medeiros, arquiteto, músico (desde a adolescência); um nome importante na história cultural do nosso estado; incansável na arte de criar eventos que elevam a nossa auto - estima musical como o Festival de jazz de Pedro II; atualmente dedica-se ao “Bossa e Caju” na praia de Barra Grande em Cajueiro da Praia (15 à 17/10/2013). A cantora diz estar feliz por esse registro, que tem tudo a ver com ele, por ser uma das músicas que irá tocar, “Samba Jazz ao amigo mau” – uma composição nova que fotografa poeticamente o cenário de beleza natural desse paradisíaco cantinho do Brasil, no Piauí, a praia de “Barra Grande”.
Fátima afirma, ainda, que sempre sonhou juntar no mesmo palco palco diretores e arranjadores de seus principais trabalhos. (Ainda). Por enquanto, o feito ainda não foi possível;
Quando foi informada de que seu projeto foi selecionado no “Boca da Noite”/2013 em agosto, Fátima começou a trabalhar e as coisas foram “acontecendo” quase que naturalmente. De repente, estão juntos: Jorjão Carvalho - diretor e arranjador de “Bossas de Verão”, Fábio Mesquita – diretor e arranjador do dvd “Por aí Brasis”, além de músicos como Bruno Moreno e Assis Bezerra que já tem uma intimidade com o trabalho da artista.