Publicada em 25 de Novembro de 2015 �s 15h38
O diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Albemerc Moura, participou da mesa-redonda “Ciência, Tecnologia e Inovação no estado do Piauí: políticas, ações e financiamento”, nesta quarta, 25. A atividade faz parte da programação do XXIV Seminário de Iniciação Científica, evento realizado anualmente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Durante a mesa-redonda, Albemerc Moura destacou a atuação da Fapepi no fomento à pesquisa no estado do Piauí. Para ele, o seminário é uma oportunidade interessante de debater a importância do campo da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Piauí. As instituições precisam estar unidas em prol da CT&I e a Fapepi, com órgão de fomento, está buscando fortalecer essas ações. Temos feito o nosso trabalho nesse sentido, como o lançamento de editais e a articulação com o setor produtivo e a academia”.
O XXIV Seminário de Iniciação Científica, que segue até a sexta-feira (27), é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ). Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, participar da iniciação científica, seja por meio de bolsa ou de forma voluntária, é fundamental na formação de um estudante universitário.
“A universidade é um local de ensino e de aprendizagem, mas também de pesquisa. Essa participação do aluno é extremamente importante, ele se aproxima de professores que são experientes, que têm maturidade intelectual, da vivência dos laboratórios, da produção do conhecimento e isso dá ao aluno uma maturidade que é fundamental”, completa.
Voltado para os alunos de graduação, o evento tem o objetivo de divulgar e avaliar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC AF), da Iniciação Científica Voluntária (ICV) e do Programa Institucional de Bolsas para o Ensino Médio.
A programação do Seminário de Iniciação Científica contempla mesas-redondas, minicursos e a apresentação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na universidade, tanto na modalidade de exposição de pôsteres como por meio de apresentação oral. Na sexta-feira, após a reunião de avaliação dos trabalhos, haverá a cerimônia de entrega do Prêmio Destaque da Iniciação Científica 2015.