Publicada em 13 de Agosto de 2013 �s 08h50
A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), professora Bárbara Melo, proferiu a aula inaugural do curso de Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), nessa segunda-feira (12), no Núcleo de Pós-Graduação do campus Poeta Torquato Neto. O tema da aula foi a Pesquisa Acadêmica na Pós-Graduação em Letras - Parcerias com a Fapepi, que reuniu alunos e docentes do curso.
O coordenador do Mestrado, professor Feliciano Bezerra, deu as boas vindas aos mestrandos e professores e enfatizou a relevância da palestra. “Para eles que estão entrando no universo da pesquisa acadêmica em nível de mestrado é importante ver como se dão as parcerias, como se estabelece os editais, os programas de fomento à pesquisa, para eles terem a oportunidade de perceber como funcionam e até de se candidatar a possíveis editais, a bolsas que a Fapepi oferece”, explica o coordenador.
A presidente da Fapepi destacou em sua fala como é realizado o apoio financeiro ao Mestrado em Letras da Uespi. “São parcerias importantes que acontecem com o programa de Pós-Graduação em Letras, a primeira delas é a concessão de bolsa. Hoje, a Fapepi concede cinco bolsas para alunos do Mestrado em Letras. Também apoiamos com a organização de eventos científicos, que o grupo de mestrado pode propor. Apoiamos também a participação de pesquisadores em eventos científicos. Além disso, podem concorrer aos nossos editais de apoio a projetos de pesquisa”, lembra Bárbara Melo, que considerou significativo esse contato com a turma que está iniciando uma importante etapa da vida acadêmica.
De acordo com a mestranda da terceira turma do Mestrado Acadêmico em Letras da Uespi, Rafaela Cardoso da Silva, suas expectativas em relação ao curso são as melhores, por saber da alta qualificação dos docentes e consequentemente do curso.