Publicada em 12 de Agosto de 2013 �s 10h51
O litoral piauiense sedia a terceira edição do Congresso Piauiense de Saúde Pública (III Copisp) e III Seminário de Ensino na Saúde. Os eventos acontecem do dia 13 ao dia 16 de agosto no Complexo Turístico Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba e são apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), através do Edital 05/13 voltado para o apoio à organização de eventos. Na oportunidade acontecem mesas-redondas, rodas de conversa e minicursos voltados para estudantes de diversos cursos na área de saúde.
“Esta é a terceira edição do Copisp e é notório o seu crescimento no cenário Regional se olharmos para o número de trabalhos submetidos; inscrições realizadas; a participação cada vez mais crescente de nomes reconhecidos no cenário nacional e internacional como debatedores”, conta a organizadora do evento, Eugênia Bridget. Ela ressalta que o evento vai contar com palestrantes do Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, São Paulo, Brasília, dentre outros. “Quanto à participação de discentes, docentes, profissionais e gestores da área da saúde e afins, essa alcança pessoas de todo o País, mas, principalmente dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão o que re-afirma a importância regional do evento”, comenta.
O tema do evento é Cidades, cotidianos e práticas em saúde coletiva e está voltado para discutir sobre os desafios a serem superados e as possibilidades potencializadoras de mudanças que apontem para as propostas sanitaristas, humanizadoras e produtoras de cidadania na esfera da produção do cuidado em saúde. “Para tanto, estamos promovendo um encontro com o Ministério da Saúde e os secretários municipais de Saúde e prefeitos da I Regional para debater o processo de regionalização no Piauí”, comenta Eugênia Bridget.
Para a organizadora há muitas mudanças ocorrendo na esfera da saúde pública no Brasil e outras que sequer foram implementadas. “Acreditamos que essas mudanças necessárias ao avanço da saúde pública no país, compreendidas a partir dos princípios da Reforma Sanitária, passa pela produção diária de vida no contexto das cidades. É no cotidiano das cidades que se produz vida e morte, saúde e doença”, explica Eugênia Bridget. Ela afirma que é preciso agir e refletir sobre os contextos, assim como, fazer valer algumas diretrizes apontadas pelo SUS para gestão dos sistemas municipais e regionais, como a descentralização e a regionalização que agora tem um novo instrumento de operacionalização.
Está e a segunda vez que a Fapepi apoia o Copisp. “Isso nos traz alegria, pois, percebemos que a fortaleza dessa parceria e o reconhecimento do nosso trabalho enquanto promotores de produção de conhecimentos e práticas na área da saúde pública. Contar com a parceria da Fapepi é de extrema importância para a realização de eventos como este”, ressalta Eugênia Bridget. O evento acontece com o apoio do Edital 05/13, de apoio à organização de eventos implementado pela Fapepi.