O advogado Luís Augusto Correia Lima de Oliveira, que defende o ex-coronel da Polícia Militar do Piauí, José Viriato Correia Lima, pede na Justiça a transferência do ex-comandante do crime organizado no estado para o Ceará. Ele afirma que a família é ciente de que o ex-coronel não tem mais condições de continuar preso no Piauí.
Para o advogado, a lei de execução penal permite que o réu cumpra sua pena próximo ao seu convívio social, em sua terá natal e é o que a família de Correia Lima pede na Justiça.
No entanto, o pedido caiu na morosidade do judiciário piauiense e ainda não foi julgado. “Mais que morosidade, há questões políticas por trás e por isso não julgam este pedido.
O que seria simples, a transferência, para um preso comum, para ele se torna complexo. "Estão querendo que sua condenação seja uma pena de morte, e isso não existe no Brasil”, afirma o advogado Luís Augusto.
Em oficio do dia 23 de agosto de 2011, encaminhado ao juiz de Direito da Comarca de Araripe, no Ceará, o juiz da 1ª Vara Criminal de Execuções Penais de Parnaíba, José Ribamar Oliveira, questiona se há vaga na penitenciária de Araripe.
No dia 31 de agosto o Juiz Substituto Titular Wellithon Alves de Mesquita da Comarca de Araripe responde o ofício, deferindo o pedido e autorizando a transferência de Correia Lima. "No entanto, mesmo com estas informações, a Justiça do Piauí não julga sua transferência.