Há quase três anos, a paraense Josiane Lima Coutinho busca informações sobre o paradeiro do irmão Jocimar Lima que foi visto pela última vez em novembro de 2015, no bairro Ilhotas, Zona Sul de Teresina. Na época, a família acionou a polícia que abriu inquérito e retomou as investigações, nesta semana, após a família descobrir fatos novos sobre o sumiço de Jocimar.
Segundo relato de Josiane Lima, o irmão mantinha um relacionamento com uma mulher e desapareceu após uma confusão entre o casal.
“Minha preocupação começou depois que outro irmão nosso tentou falar com Jocimar pelo celular e não conseguiu. Eu fiz a mesma coisa e também não obtive sucesso. Então, busquei informação dele através da minha cunhada, e segundo ela, meu irmão disse que iria embora para Manaus e saiu de casa deixando para trás moto e roupas. Achei estranho e orientei-a a procurar ajuda na polícia enquanto eu chegava em Teresina”, disse.
Josiane Lima não acreditou na versão dada pela cunhada porque o irmão assumiria um novo trabalho. “Quando cheguei aqui soube através de amigos do meu irmão que ele vivia um relacionamento conflituoso e tentou se separar por diversas vezes. Não temos família em Manaus e nem acredito que ele foi embora largando tudo. Ele começaria num novo trabalho, mas não apareceu no local no dia marcado por isso registrei um boletim de ocorrência”, contou a paraense
A irmã de Jocimar conta ainda que durante dois anos investigadores ouviram testemunhas, buscaram imagens do homem, mas nada conseguiram. Inconformada com o sumiço, a paraense realizou uma investigação paralela com objetivo de encontrar o irmão.
“Descobri que meu irmão tinha direito a parcelas do seguro desemprego, no entanto, nunca esteve numa agência da Caixa Econômica para fazer o saque porque este dinheiro consta na conta dele. Com este fato e outros, voltei a provocar a justiça porque preciso de resposta”, declarou.
Para a polícia, o desaparecimento de Jocimar Lima tem relação com relacionamento amoroso. O chefe de investigação do 6º Distrito Policial, Joatan Golçalves, acredita que ele tenha sido vítima de crime passional.
“Esta é uma versão que estamos investigando, já que a mulher com quem Jocimar um convivia também mantinha relacionamento do ex-marido. Testemunhas contaram que o irmão de Josiane descobriu a relação e pediu a separação antes de sumir. Também chama atenção o fato do rapaz desaparecer deixando seus pertences. E como a família trouxe fatos novos, a justiça concedeu mais prazo para investigação e novas diligências serão feitas”, afirmou o investigador.
A polícia não revelou o que a família descobriu para não atrapalhar nas investigações. Josiane Lima acredita que o irmão esteja escondido em algum lugar e faz um apelo.
“Não quero acreditar que ele esteja morto. Por isso, eu peço que se ele estiver vivo que entrem em contato com família. Os irmãos vivem aflitos durante estes três anos. E se ele estiver morto queremos saber onde colocaram o corpo”, desabafa.