Publicada em 26 de Setembro de 2013 �s 13h12
Faltam poucos dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem-2013), que acontecem no último final de semana do mês de outubro, nos dias 26 e 27, sábado e domingo, respectivamente. Este ano, o Brasil bateu recorde, foram mais de 7 milhões de estudantes inscritos. No Piauí, o número de inscritos superou as expectativas, serão mais de 22 mil estudantes participando da concorrência.
Os piauienses ganharão reforço extra com a implantação do Programa de Educação com Mediação Tecnológica - Mais Saber, que utiliza a mais alta tecnologia para fazer chegar o ensino de qualidade a todos os estudantes. “Em todo o Estado, estamos preparando 3.656 alunos durante a semana, e 6.291 nos fins de semana, através da Mediação do Mais Saber”, informa Lusimary Veloso, diretora do Programa Mais Saber.
De acordo com a gerente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, professora Marcoelis Pessoa, o resultado no Exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (SISU), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior em todo o país.
Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. “A nota do Enem também pode ser usada para o requerimento de participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni), Ciências sem Fronteiras e ainda para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)”, afirma Marcoelis.
Na Unidade Escolar Edgar Tito, em Teresina, o aluno Robson André de Sousa Moura, 19 anos, que terminou o segundo grau ano passado, se prepara através do Programa de Educação Mais Saber. “Tenho certeza que, com o reforço das aulas do Mais Saber, conseguirei bons resultados para uma vaga no Enem para o curso de Fisioterapia”, declara o aluno, que sempre estudou na rede pública.
A estudante Denise Rodrigues Araújo, 20 anos, é uma das piauienses inscritas no Exame, que vem participando de aulas do Programa Mais Saber para se preparar para o Enem, pela primeira vez. “Estou seguindo todas as orientações dos professores do Mais Saber e estudando em casa, pelas apostilas e pela internet para conseguir uma vaga para Nutrição”, fala.
As provas do Enem 2013 contarão com 180 questões divididas igualmente entre Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Cada questão terá cinco alternativas (A - E), entre as quais apenas uma será a correta. Além de todas as questões, os candidatos terão que desenvolver um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema específico que será divulgado apenas no momento da prova.
O professor Webston da Costa e Silva, de Línguas Estrangeiras - Espanhol, dá algumas dicas. “Estamos seguindo os conteúdos programáticos disponibilizados pelo Inep. No entanto, orientamos que os alunos façam uma retrospectiva das novidades que aconteceram este ano, das atualidades. É preciso revisar todos os conteúdos”.
Segundo o professor Webston, o número de participantes tem crescido devido “o contexto das provas estarem bem próximo da realidade dos alunos. Acredito que os estudantes confiam no Enem e assim eles se sentem motivados, se sentem capazes".
"O Mais Saber é importante, porque nem todo mundo tem acesso a internet em casa e as vídeoaulas são uma ótima oportunidade para tirarem dúvidas, fazerem pesquisas. Enfim é um apoio muito bacana", finaliza
No último dia 5 de setembro, o MEC divulgou o Guia do Participante das Provas do Enem 2013.
O Guia do Participante esta disponível somente online. E poderá ser baixado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Clique .
O Guia do Participante divulga de maneira detalhada tudo o que será exigido do candidato na hora do exame e, além disso, auxilia o estudante a preparar uma boa redação. Ele vem de maneira detalhada a perspectiva da redação, elucidando textos que obtiveram nota mil na edição passada do Enem.
Agora, mais do que nunca, cada instante é precioso para quem deseja alcançar boa média no Exame. No dia 24 de outubro acontece a Grande Revisão Enem, no auditório do Atlantic City, transmitido ao vivo e em tempo real para todos os Ambientes Escolares do Programa Mais Saber. “A revisão inicia às 18h da quarta-feira, 24, e termina às 6 horas da sexta-feira, dia 25”, alerta o professor Wesbston.
Mais informações (86) 3216 4443 e 3216 3313