Publicada em 01 de Junho de 2015 �s 17h49
O diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Arão Lobão, foi o entrevistado dessa segunda-feira (1º), no programa “Fala Gestor”, da Agência Rádio da Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), retransmitido para emissoras de rádios de todo o Piauí. Durante a entrevista, o gestor fez um breve resumo do seu trabalho nos cinco primeiros meses à frente do órgão e respondeu perguntas de radialistas e ouvintes de cidades como Picos e São João do Piauí.
Lobão informou aos piauienses sobre as ações que o órgão vem realizando para combater os acidentes de trânsito em todo o Estado. Além disso, o diretor falou sobre a importância da municipalização do trânsito, destacou as obras de sinalização de trânsito e tráfego que o Departamento vem implementando, ações educativas desenvolvida pela Escola Piauiense de Trânsito do órgão, dentre outros assuntos.
Sobre municipalização de trânsito, o diretor geral apontou as vantagens do gerenciamento do trânsito como melhoria da qualidade de vida para a cidade e aos munícipes, que assim poderão transitar com maior segurança. "Com a criação de um órgão de trânsito no município, há geração de empregos, recolhimento de impostos e o mais importante, que é o cuidado com a vida dos cidadãos”, comentou o diretor, salientando que o Detran está de prontidão para dar o suporte necessários aos municípios interessados na adesão, sendo uma delas o apoio técnico às prefeituras e a orientação para a realização de todas as etapas necessárias.
Outro ponto abordado foram os acidentes de trânsito, que segundo estudo nacional apontam as cidades de Valença e Picos como os municípios piauienses que registram alto índice de acidentes com vítimas fatais. De acordo com Lobão, a diretoria de Engenharia e Tráfego do órgão já está visitando as cidades, realizando um levantamento das necessidades de cada município para proceder às alterações de trânsito, como sinalização vertical. Cidades como Pedro II, que aglomeram muitas pessoas, gerando grande fluxo de veículos por ocasião do Festival de Inverno, também receberão iniciativas.
“Estamos planejando ações em todo o Piauí iniciando pelas cidades que têm maior número de acidentes com vítimas fatais no Estado. O objetivo do Governo do Estado é a redução de acidentes, colaborando assim com um trânsito seguro”, assegurou o diretor.