A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) anunciou uma série de mudanças na sinalização do bairro Dirceu Arcoverde, Zona Sudeste de Teresina. Entre as alterações, está a retirada da faixa exclusiva de ônibus da Avenida José Francisco de Almeida Neto, a Avenida Principal.
As alterações foram anunciadas nessa segunda-feira (17). O objetivo, segundo o superintendente Bruno Pessoa, é ampliar o acesso da população e de clientes do comércio local à estacionamentos, e facilitar a ida às lojas da região.
Ao todo, 240 vagas de estacionamento devem ser criadas em trechos da Avenida Principal e 600 em ruas paralelas do entorno. Para isso, serão realizadas mudanças na sinalização horizontal e vertical.
Na segunda-feira (17), comerciantes, empresários e lojistas da região do bairro Dirceu reuniram-se com representantes da Strans para discutir as mudanças.
“Nos últimos cinco anos, tivemos um aumento da frota de veículos. Em torno de 77 mil veículos entraram. Então a gente precisou fazer um estudo, uma readequação deslumbrando isso. Na região do Dirceu I e II, há muito tempo, tinha sido feito um estudo, então colocamos isso na prioridade, começamos a sinalização. Temos o planejamento, acreditamos que, até agosto, a gente consiga implantar tudo”, disse.
“A gente vai retirar a faixa exclusiva do corredor de ônibus, vai conseguir implementar em torno de 240 vagas de estacionamento nos principais pontos ao longo da avenida, bem como em torno de 650 vagas nas vias adjacentes. Muitas avenidas que eram de mão dupla, passarão a ser mão única, mas isso tudo vai ser bem sinalizado. Esperamos com isso, melhorar o fluxo, a fluidez do trânsito e a segurança. Com a implementação da faixa exclusiva, o comércio sofreu muito”, completou.
Conforme o gestor, o estacionamento de automóveis será proibido em pontos de ônibus, para que os veículos do transporte público possam executar manobras de embarque e desembarque livremente.