O deputado Fábio Novo, presidente regional do PT, responsabilizou, o Congresso Nacional pelas manifestações populares que ocorrem no país. Ele disse que o Congresso precisa aprovar a reforma política e os projetos do Governo Federal que destinam mais recursos para a saúde e a educação, visando atender as reivindicações da população.
Fábio Novo disse que a culpa não é da presidente Dilma Rousseff que tem cumprido o seu papel quando encaminha ao Congresso projetos que visam melhorar os serviços públicos, como o que destina os recursos dos royalties do petróleo para a educação. Ele afirmou que não é a favor da importação de médicos, mas que isso deve ocorrer para suprir a necessidade atual desses profissionais, principalmente no interior.
O presidente do PT declarou que os problemas do país não podem ser creditados aos partidos políticos, mas, em muitos casos, aos eleitores que precisam escolher melhor os seus candidatos. "Quanto à reforma política, precisamos aprová-la para que, dentre outros coisas, tenhamos o financiamento público de campanhas e a coincidência das eleições", assinalou ele.
Fábio Novo declarou que as redes sociais foram utilizadas para mobilizar a população e lembrou que, no ano ano passado, Teresina foi a primeira a ter manifestações convocadas pela internet, quando o ex-prefeito Elmano Ferrer teve de recuar em relação ao aumento concedido nas tarifas de ônibus.
Em aparte, o deputado João de Deus (PT) disse que os partidos precisam discutir as manifestações e que seu partido no Piauí marcou reunião para hoje com este objetivo. O deputado Cícero Magalhães (PT) afirmou que o Brasil teve grandes avanços nos últimos anos, mas as manifestações demonstram que a população quer mais desenvolvimento para o país.
Fábio Novo assinalou que a presidente Dilma Rousseff desonerou os impostos, como PIS e Confins, e que os governadores e os prefeitos devem adotar medidas visando a redução dos valores de tarifas que estejam sob a sua responsabilidade.