O deputado Fábio Novo (PT) participou ontem (20), no auditório da OAB/PI, da solenidade de abertura do I Seminário Estadual de Direitos Humanos e Diversidades, promovido pela Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça, em parceria com o Grupo Matizes, que contou com a presença de autoridades e representantes de entidades e organizações voltadas para o combate à discriminação, o preconceito e a homofobia.
Segundo a integrante do Grupo Matizes, Marinalva Santana, o Seminário, que prossegue até o sábado (22), tem por objetivo provocar o debate sobre temas afetos a grupos historicamente excluídos como homossexuais, negros, deficientes, entre outros.
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho, destacou a luta contra o preconceito. “Temos a missão constante de lutar por uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, contribuindo para isso através do debate público. Vivemos aqui um momento histórico”, disse.
Após a abertura do evento, houve a conferência: “O direito à não-discriminação”, proferida pelo doutor em Direito pela UFRGS, juiz federal Roger Raupp. Durante o evento serão discutidos também os temas Direito à reprodução e à sexualidade; Reconhecimentos de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais; A evolução dos direitos das pessoas com deficiência e O racismo é contrário ao Direito, entre outros.
CCom Edição: Paulo Pincel