Publicada em 04 de Dezembro de 2015 �s 12h47
Durante abertura do I Seminário de Perícia Criminal do Estado do Piauí, o secretário da Segurança, Fábio Abreu, ressaltou a importância do trabalho da perícia e garantiu apoio à qualificação e aquisição de equipamentos para o setor na segurança pública do Piauí. Na oportunidade, Abreu anunciou que a Segurança do Piauí vai contar com um laboratório de DNA.
“O trabalho desses profissionais, assim como o da inteligência, dá suporte à polícia na resolução de crimes. Estamos aguardando a chegada de um moderno microscópio para auxiliar na detecção de substâncias. Conseguimos ainda, com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), um laboratório de DNA e, com isso, os exames que são feitos em Pernambuco e Brasília passam a ser realizados aqui mesmo. Estamos apenas definindo o local para instalação dos equipamentos”, explicou o secretário.
O seminário, que é promovido pelo Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Piauí em comemoração ao Dia Nacional do Perito Criminal, está sendo realizado na faculdade Facid. A programação conta com mesas-redondas e palestras como a do perito criminal do Distrito Federal, Cassio Thyone Almeida, como tema "Local de Morte Violenta por Arma de Fogo: Suicídio x Homicídio".
Também prestigiaram o evento, o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Piauí, Raimundo Jorge Andrade Júnior; diretor do Departamento Técnico Científico, dr. Antonio Nunes Nunes Pereira, representante piauiense da Associação dos Peritos Criminais Federais; perito criminal Weyler Nunes Martins Lopes; deputado estadual Firmino Paulo; chefe do Setor Técnico Científico da Polícia Federal, perito criminal Ramysés Rodrigues; e o diretor do Instituto de Criminalística, dr Danilo Amorim Araújo.