Publicada em 17 de Junho de 2015 �s 13h13
O cronograma para elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública foi anunciado, na manhã desta quarta-feira (17), pelo secretário da Segurança em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa. Fábio Abreu explicou que em março esteve, ao lado do governador Wellington Dias, com o diretor do Movimento Brasil Competitivo, Claudio Gastal, onde foi acertada a vinda de técnicos para iniciar o levantamento inicial.
“Esta é uma consultoria sem custo para o Estado. A melhor proposta de trabalho foi apresentada pela empresa Brain Storm que deve iniciar o estudo em quatro meses. No máximo, até o final do ano, queremos apresentar um Plano de Segurança que será construído também com a participação da sociedade, dos parlamentares, enfim, ouvindo todos os setores”, explicou.
O comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto, apresentou números que comprovam a redução da criminalidade no Piauí. O comandante confirmou ainda que todos os 450 aprovados no último concurso serão efetivados. O delegado Geral, Riedel Batista, informou que o número de prisões aumentou e que, de forma planejada, serão cumpridos mais de 500 mandados de busca e apreensão.
Lideranças comunitárias confirmaram que o índice de criminalidade na região Sul de Teresina reduziu. Ascânio Sávio sugeriu que os parlamentares adotassem Pelotões Mirins como forma de contribuir para prevenção da violência entre crianças e adolescentes.
Para os parlamentares, a audiência pública foi proveitosa. Os deputados reconheceram o esforço das forças de segurança para combater a violência e colocaram a Assembleia Legislativa à disposição do Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança.