Publicada em 08 de Maio de 2012 �s 14h10
Entre os dias 11 e 13 de maio a zona Leste de Teresina sediará o EXPOFÁTIMA, evento que é um mix de artesanato e entretenimento e promete ancorar uma nova visão da arte piauiense. Em uma realização dos artesãos da Casa de Taipa, em parceria com a Paróquia de Fátima, Prefeitura Municipal de Teresina, Sebrae e Prodart, entre outros, o evento acontece no Centro Paroquial da Igreja de Fátima e oportuniza aos artesãos da comunidade a exposição e comercialização de seus produtos.
A abertura do evento, que acontece dia 11, a partir das 19h, contará com a presença do prefeito Elmano Férrer, demais autoridades locais, convidados e parceiros. Dias 12 e 13 as atividades acontecem das 11h às 22h. Exposições de grandes mestres do artesanato local, palestras, oficinas de artesanato realizadas pela Fundação Wall Ferraz (FWF) na área da tecelagem, bijuterias em cerâmica, bordados, arte santeira, entre outras, estão entre as variedades da programação. O público também poderá contar com apresentações artísticas e apreciar o saboroso cardápio de comidas típicas da gastronomia local.
Aproximar o artista e seu trabalho da população e fazê-la perceber a grandeza do artesanato local é um dos grandes objetivos do evento. "Ao recebermos essa idéia dos artesãos da Casa de Taipa, foi com grande honra que firmamos parceria visando a divulgação das potencialidades artesanais que nossos artesãos possuem. Através do EXPOFÁTIMA, queremos que a sociedade teresinense prestigie a qualidade do nosso artesanato e adquira os produtos feitos na nossa terra", afirma Francisco Oliveira, presidente da Fundação Wall Ferraz.
A prefeitura, como gestora, objetiva apoiar, divulgar e valorizar as riquezas da arte piauiense. "Convém ressaltar que a EXPOFÁTIMA é uma forma de resgatar a história do artesanato local e sua importância para o desenvolvimento econômico e social de Teresina. A zona Leste tem um grau expressivo de demanda pelo consumidor e o evento veio tirar o artesanato local, que ainda está no anonimato, e convidar a população para apreciar a festa do artesão, sendo que o grande diferencial é que os próprios artesãos estão realizando o evento", considera Jousy Lima, assessora especial do prefeito e apoiadora do evento.
Como artesão referenciado na arte do buriti e membro da comunidade de Fátima, Luis Gonzaga, um dos realizadores do evento, garante que o projeto nasceu da necessidade dos artesãos em divulgarem seus trabalhos. "Primeiramente, buscar essa parceria com as entidades que realmente se comprometem em divulgar a arte do Piauí me deixa muito satisfeito. Nossa comunidade não conhece verdadeiramente o trabalho do artesão teresinense. Como sou morador há muito tempo do bairro, isso me motivou a acreditar nesse projeto e fazer com que ele mude nossa realidade" afirma o artesão.