Publicada em 15 de Julho de 2013 �s 11h10
O Sul do estado se prepara para receber a 38ª edição da ExpoCorrente, feira agropecuária tradicional da região, que congrega não apenas os produtores piauienses, mas também conta com a participação de visitantes de outros estados. O evento inicia na próxima terça-feira (16), e segue até o domingo (21).
De acordo com o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, a expectativa é que a feira movimente cerca de R$3 milhões. “A ExpoCorrente é um evento regionalizado, que reúne produtores dos estados do Piauí, Tocantins e Bahia, e mantém o padrão de qualidade dos animais de alto potencial genético”, pontua.
Segundo o gestor, a feira que já é forte na região, ganha, em 2013, um incentivo a mais: a certificação do Piauí como área livre da febre aftosa. Esta mudança de status fortalece a comercialização do gado piauiense. A previsão é que, até o fim deste mês, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, venha ao Piauí efetivar a certificação.
Para a realização da ExpoCorrente, o Parque de Exposições foi reformado, recebendo rampas de acesso em lugares estratégicos, banheiros adaptados e estacionamento exclusivo para deficientes. Segundo a Prefeitura do município, uma caixa d’água de 100 mil litros também foi construída para garantir a eficácia no abastecimento de água durante o evento.
A feira, que tem acesso gratuito ao público, funciona como uma vitrine de oportunidades, onde os produtores rurais e expositores têm acesso às informações técnicas por meio de palestras, aos bancos com linha de crédito para financiamento de animas, máquinas e equipamentos. É um local em que agricultores e pecuaristas têm acesso às inovações tecnológicas e a animais melhorados geneticamente, através de leilões de gado de corte e leite, o que propicia maiores oportunidades para a agropecuária regional.