A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) determinou que seis membros do Diretório da sigla no Piauí sejam afastados. Eles ocupam cargos na direção do partido e no Governo do Estado, contrariando o Regimento Interno do PT.
A ação foi movida em junho deste ano por Maria do Socorro Pereira da Silva, a “Socorrinha do PT”, contra o presidente do diretório local, deputado estadual Fábio Novo. De acordo com a petista, a situação dos filiados era irregular.
“Nós temos aqui pessoas que têm cargos comissionados no governo e ainda estão aqui no diretório. O próprio presidente do diretório tem assessores diretos na executiva do partido”, disse.
O documento com a decisão do Diretório Nacional estipula um prazo de 15 dias para que a situação da executiva estadual seja regularizada. Os petistas envolvidos têm que abrir mão de um dos cargos que ocupam.
Socorrinha afirmou que acredita que o deputado Fábio Novo cumpra a determinação, mas avisa que, se for preciso, recorrerá novamente à direção nacional. “Eu acredito que o nosso presidente vá cumprir a determinação nacional, mas caso ele se recuse a fazer isso, vou recorrer novamente ao nacional para que haja uma intervenção no diretório local”.