Como Vogue adiantou, Sasha Meneghel fará sua estreia no universo da criação de moda com uma coleção criada em parceria com a Coca-Cola Jeans. O anúncio da boa nova aconteceu em meados de agosto, poucas semanas antes de a filha da apresentadora Xuxa Meneghel aterrissar em Nova York, onde iniciou as aulas de design na Parsons The New School of Fashion, universidade de moda eleita pelo conceituado Business of Fashion como a melhor dos Estados Unidos em 2015.
"Estamos no estágio de produção de peças piloto, porém o nosso objetivo é que a minha coleção tenha meu DNA e seja despojada", comentou a garota em entrevista exclusiva para Vogue. A linha de Sasha está prevista para chegar às lojas em fevereiro de 2017. Leia a entrevista com a neo fashionista e com Andre Jório, diretor da linha Be Red,da Coca-Cola Jeans, na sequência:
V: Como aconteceu o convite para criar a coleção?
S: Antes do desfile da Coca-Cola começar, fui dar um beijo na Bruna Marquezine; no backstage acabei conhecendo muitas pessoas, uma delas foi o André Jorio, diretor da marca. E foi assim que nossa parceria começou.
V: Se sentia preparada para o desafio ou teve dúvidas?
S: É claro que tive dúvidas, pois estou apenas começando minha vida dentro desse universo da moda. Ainda tenho muito que aprender, tenho plena noção disso, mas eu não estou sozinha, tenho profissionais incríveis ao meu lado me guiando. Sei que vamos acertar e errar muito, minha única promessa é que vou dar meu melhor, e fazer de tudo para que a linha tenha meu DNA.
V: Como foi seu processo criativo para desenvolver a coleção-cápsula?
S: Quando assinei o contrato o tema já havia sido decidido - que é Red Bag -, assim fiz diversas pesquisas ao redor do mesmo. Em nossa primeira reunião acho que tinha mais de 300 fotos com pequenos detalhes que haviam chamado minha atenção, e que pudesse servir como inspiração para a coleção.
V: O que podemos esperar dessa coleção?
S: Até agora estamos no estágio de produção de peças piloto, porém o nosso objetivo é que a minha coleção tenha meu DNA e seja despojada.
V: Sempre quis trabalhar nessa área de criação da moda, com a mão na massa? Alguma outra área da moda que te atraia também?
S: Sempre tive muito interesse em direção de criação também, direcionado à moda é claro.
V: Em alguns dias você vai começar na Parsons, berço fashion de estilistas como Marc Jacobs e Tom Ford. Sente algum tipo de pressão?
S: Com certeza. Além de estar na mesma faculdade que lançou ícones da moda, todos ao meu redor são extremamente talentosos. Tenho muita sorte de estar aqui.
V: Quais são suas maiores referências de moda?
S:Como qualquer outra pessoa apaixonada pela moda é impossível ter só uma referência de grife, fashionista ou artista. Entre meus favoritos tem a loja Free People, que puxa um pouco para esse estilo boêmio, hippie-chique; Ralph Lauren; Lenny (sou suspeita para falar, já que passei um tempo estagiando lá); Alexander McQueen (acho incrível como ele conseguia juntar a arte contemporanêa com tendências atuais dentro do universo da moda); Elie Saab (o que me chama mais atenção é o caimento e os bordados); Yves Saint Laurent… E as fashionistas que admiro muito são Olivia Palermo e Chiara Ferragani.
V: Qual o seu maior sonho de trabalho nesta área? Quer abrir uma marca própria? Ou atuar como stylist em uma revista...?
S: Tenho tantos... E acho que já estou vivendo um deles: tenho 18 anos e já estou ajudando criar uma linha com profissionais incríveis.
V: Como você define o seu estilo? Tem coleção de algum item fashion?
S: Sou um pouco eclética, varia de acordo com a situação. No dia a dia meu estilo é bem despojado, shorts larguinhos, jaquetas oversized, vestidinhos… Em outras ocasiões prefiro algo mais arrumadinho. Tenho aquela peça chave que serve para tudo, sabe? Um macacão preto que com salto fica elegante, com rasteira casual .
V: Por que lançar uma coleção-cápsula com a Sasha?
Andre Jório, diretor da Be Red da Coca-Cola Jeans: O nosso namoro começou quando ela foi ver um dos nossos desfiles na semana de moda no Rio de Janeiro. Ficamos encantados com sua energia de cara e descobrimos seu interesse pelo universo da moda, com sua ida para Nova York para se especializar na área, surgiu a oportunidade de acompanharmos essa história de perto e nos inspirarmos nesse momento de descobertas e experiências. Fizemos uma proposta de construirmos juntos uma linha assinada por ela dentro do nosso projeto Coke Star.
V: O que podemos esperar da coleção?
CCJ: Uma coleção com o DNA da Sasha. Ela é uma menina jovem, moderna, antenada e muito autêntica. Com todos esses atributos, sua coleção está dando o que falar quando passa na linha de produção. Shapes, estampas e os cuidados com os mínimos detalhes serão os grandes diferenciais da sua coleção.
V: Onde será vendida?
CCJ: Distribuiremos sua coleção em todos os nossos canais, franquias, multimarcas e na nossa loja online.
V: Quando estará à venda?
CCJ: Estamos em fase de criação da coleção de inverno 2017, que estará nas lojas a partir de fevereiro de 2017.
V: Qual o público-alvo?
CCJ: O público-alvo são jovens de 17 a 24 anos. A Sasha trará um frescor para a marca com seu estilo despojado e boho, trazendo essa bossa para a coleção de Coca-Cola Jeans. Com isso, traremos bastante novidades.
V: Tem uma temática definida?
CCJ: A coleção da Sasha já tem um tema, cartela de cor, aviamentos e logomarca próprios, tudo exclusivo. A criação está sendo feito a quatro mãos. A Sasha é muito participativa, dedicada e perfeccionista.
V: A coleção será pontual ou podemos esperar um repeteco da parceria?
CCJ: Além do poder criativo da Sasha, estamos desenvolvendo muitos projetos diferenciados e pensamos grande. Ela é muito talentosa e esperamos trabalhar juntos por bastante tempo. Além de transitar entre as principais capitais da moda, ela atualmente vive em Nova York, que é uma das cidades que mais ditam tendências de moda e comportamento. Assim, além de atuar diretamente na criação da coleção, ela também será nossa correspondente, nos atualizando com o que há de mais novo. Esperem novidades.