O ex-senador Heráclito Fortes (DEM) e sua esposa Mariana Brennand Fortes doaram o quadro Titulo Marinho, do piauiense Lucílio Albuquerque, avaliado em R$ 300 mil para a Câmara Municipal de Teresina.
O quadro está exposto no Salão Nobre vereador Vieira Toranga, que foi inaugurado na noite de ontem (19), com a presença do ex-senador e de várias autoridades municipais e estaduais.
A tela fica ao lado do quadro do vereador Vieira Toranga, o qual foi homenageado com o nome do local. Abaixo da tela uma placa descreve a doação:
“Por livre e espontânea vontade dos doadores sem coação ou influência de quem quer que seja, fazem a doação por ato inter vivos a donatária gratuitamente, sem condições ou encargos de qualquer natureza, o objeto acima caracterizado, transferindo deste já irrevogavelmente à donatária toda posse, jus, ação, domínio e perda sobre o referido bem”.
Durante a inauguração, o Heráclito Fortes disse que espera que é de um importante artista piauiense, natural de Barras que fez curso em Paris, nos anos de 1800 e conviveu com grandes nomes da Arte internacional.
Ele, que é colecionador, relembrou que fez uma doação parecida para a Câmara de Barras, mas o quadro foi roubado. “Espero que não aconteça o que aconteceu em Barras, mas sabemos que uma obra de artes como esta nunca será vendida, pois possui um selo de autenticidade, na qual a Polícia Federal localiza assim que tentarem vender”, declara Fortes.
Após a inauguração do Salão Nobre que possui um espaço para auditório, reuniões e uma cozinha, o primeiro evento que está sendo realizado é o lançamento do primeiro edital de concurso público da Casa.