O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarca no final da manhã desta quarta-feira (21), para cumprir agenda de dois dias no Piauí, a convite do governador Wellington Dias e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho.
Na Assembleia Legislativa, por volta de meio-dia, Lula recebe os títulos de cidadão piauiense e teresinense em sessão conjunta com a Câmara Municipal de Teresina. Às 16h30, Lula visita a escola estadual João Henrique de Almeida Souza, no bairro Morada Nova, na zona Sul de Teresina, onde vai conversar com professores, alunos e diretores.
À noite, às 19h, Lula será um dos debatedores na Plenária de Mobilização pela Educação, no Hotel Blue Tree Towers Poty, na capital piauiense. A plenária é organizada pelo PT Nacional, dentro de uma campanha lançada pelo partido no dia 14 agosto passado, em Brasília.
Naquela oportunidade, Lula se reuniu na capital federal com deputados, dirigentes, militantes e gestores dos governos petistas, chamando para o esforço que o partido deve fazer para a implantação do Plano Nacional de Educação (PNE) em todo Brasil e para promover avanços na Educação, que depois da redução da miséria e do fim da fome, é o grande sonho brasileiro de inclusão social.
Lula disse na ocasião: "O Partido da democracia, o partido que deu voz aos trabalhadores e aos oprimidos, o partido que promoveu a maior transformação social da história desse país deve se tornar, a partir de hoje, o partido da Educação."
No dia 22 de manhã, às 10h30, o ex-presidente será o convidado para falar de educação no Programa de Educação com Mediação Tecnológica, transmitida para 15 mil alunos em 177 municípios do Piauí pela TV e Rádio Antares.
Bahia
Na quinta-feira, já em Salvador, Lula participa às 19h, da edição baiana da Plenária de Mobilização pela Educação, no Hotel Fiesta. Nas duas capitais estarão presentes prefeitos, secretários de educação, educadores, dirigentes sindicais, movimentos sociais e políticos para debater o esforço que o PT deve fazer, onde é governo e onde é oposição, para o avanço da educação no país.
Nesse segundo semestre, Lula tem debatido a Educação como o fator mais importante para a continuidade da construção de um Brasil com oportunidade para todos, com maior inclusão social para os mais pobres após a redução da miséria e da fome, dando continuidade à transformação social que o Brasil viveu nos últimos treze anos. Lula recebeu ministros do governo, prefeitos, educadores, e secretários de educação estaduais e municipais em seu Instituto para debater o PNE e as medidas necessárias para avançar as conquistas nessa área e o PT avançar ainda mais como o partido que mais faz pela Educação.
Instituto Lula Edição: Paulo Pincel