O ex-prefeito do município de Esperantina, Antonio Felipe Santolia Rodrigues, foi preso nesta terça-feira (24) investigado pelo crime de apropriação indevida previdenciária. Segundo o delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista, ele foi preso durante uma audiência no Forúm de Esperantina e foi encaminhado para a penitenciária da cidade.
Segundo o delegado, a polícia já vinha investigando o ex-prefeito há alguns anos e que ele responde a outros processos. Ainda de acordo com o delegado, nos altos do processo contra o ex-prefeito constam provas como comprovantes e recibos que foram levantados na época em que Felipe Santiola foi prefeito. Por não ter repassado o valor para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), caracteriza-se o crime. O valor não foi identificado pela Polícia.
"Na época em que ele foi prefeito de Esperantina, ele recolheu valores de salários de servidores públicos do município e não repassou para o INSS, e isso prejudica a aposentadoria dos servidores. O valor não temos conhecimento porque já constam nos autos do processo na justiça. O juiz expediu o mandado de prisão em dezembro do ano passado e cumprimos a busca e apreensão do indivíduo", contou.
O mandado de prisão preventiva foi expedido a pedido do Ministério Público do Estado e quem concedeu foi o juiz Ulysses Gonçalves da Silva Neto, da comarca de Esperantina. Segundo o delegado civil Riedel Batista, o ex-prefeito responde pelo crime regulamentado pelo art. 168 do código penal e pode pegar pena entre dois a cinco anos de reclusão, além do pagamento de multa.
O G1 não encontrou ninguém ligado ao ex-prefeito para comentar sobre o caso. Antonio Felipe Santolia Rodrigues foi prefeito de Esperantina entre os anos de 2005 e 2008.