Publicada em 02 de Março de 2015 �s 12h10
A Estação de Tratamento de Água de Teresina voltou a funcionar com sua capacidade máxima desde o fim da tarde desse domingo (1º). A ETA Teresina foi paralisada durante a manhã deste domingo para uma manutenção corretiva e preventiva em seu sistema elétrico e para lavagem e limpeza de uma das estações de tratamento, a ETA I.
Com o restabelecimento da produção, a ETA voltou a distribuir água potável para a população atendida. Contudo, a regularização do fornecimento é feita de forma gradual, à medida que os reservatórios sejam reabastecidos. “É exatamente por isso que em alguns bairros ou regiões da capital esse retorno é mais lento do que em outros locais”, explica Orlando Aires, superintendente Metropolitano da Agespisa.
Vazamento na adutora deixa zona Leste sem água
Mesmo com o retorno do funcionamento da ETA, os bairros da zona Leste estão sem água devido a um vazamento na adutora da região, especificamente no trecho que fica em frente à estação elevatória de água (booster), na Avenida Universitária. O booster é responsável por bombear água para essa região. “Aproveitamos a paralisação da ETA para corrigir esse vazamento que já havíamos localizado nesse trecho da adutora e que estava causando grande desperdício”, justifica Orlando Aires.
Ele informou que as equipes estão trabalhando em ritmo acelerado para que o serviço de correção do vazamento seja concluído no início da tarde desta segunda-feira (2). Com a falta de bombeamento da água para a zona Leste da cidade, vários bairros estão desabastecidos, como os que ficam localizados nas regiões do Planalto Uruguai e Pedra Mole, e bairros Jóquei, Fátima, Ininga, São Cristovão, São João, Morada do Sol, Piçarreira, Socopo, Planalto Ininga e Horto Florestal.
A Agespisa esclarece ainda, que o retorno no fornecimento de água na zona Leste será feito gradualmente, à medida que os reservatórios sejam reabastecidos.