Publicada em 29 de Outubro de 2013 �s 11h01
Com a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, cerca de 100 mil pessoas serão beneficiadas. Além desse bairro, onde residem mais de 80 mil habitantes, Pedra Mole, Nova Teresina, Residencial Tabajara, Residencial HBB, Anita Ferraz e Cidade Jardim serão atendidos. A obra será realizada pelo Governo do Estado ainda este ano e custará aproximadamente R$50 milhões, recursos oriundos do Tesouro Estadual.
A vazão de 30 mil litros por minuto resolverá o problema de água na região da Grande Santa Maria e promoverá melhorias no abastecimento do restante da Capital. Até então, o fornecimento de água no bairro é realizado por meio de poços tubulares, que não atendem à demanda. Com isso, a população sofre com falta d’água constante.
Durante seção realizada na Câmara Municipal de Teresina, na manhã desta terça-feira (29), o vereador Antonio Aguiar (PROS) agradeceu ao governador Wilson Martins pela ação. “Fizemos um indicativo e realizamos audiência com ele. Solicitamos a construção da ETA naquela região. Prontamente, o governador se sensibilizou e manifestou interesse na causa. Na semana passada, já autorizou a obra em benefício de muita gente. Nesta oportunidade, queremos agradecer ao governador por nos ter atendido”, destaca o vereador. "Esta será a maior obra de infraestrutura da região", acrescenta.
O projeto envolverá quatro etapas. A primeira contemplará o setor de capitação de água; na segunda será realizado o tratamento, enquanto na terceira a adução, que é a condução da água tratada aos reservatórios. Será feita a distribuição da água tratada para as residências da zona Norte e Leste.