Publicada em 28 de Janeiro de 2015 �s 16h41
Os estudantes interessados em concorrer às vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até a próxima quinta-feira (29) para fazer a inscrição, através da internet no endereço: .
Para participar da seleção é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2014, e ter obtido a média mínima de 450 pontos e não ter zerado a prova de redação.
O ProUni oferece bolsas parciais e integrais em instituições de ensino superior da rede privada. Ele é uma alternativa para os estudantes que não foram selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para se inscrever, o candidato deve informar seu número de inscrição e sua senha no Enem 2014.
De acordo com Joselena Araújo, diretora da Unidade Escolar Estado de São Paulo, localizada no Parque Piauí, Zona Sul de Teresina, os alunos da instituição foram orientados a não perderem os prazos e participarem de todas as seleções. “Nós explicamos as opções que eles têm e informamos sobre todas as seleções que eles podem participar. É muito importante que estejam atentos a todas as oportunidades de ingresso no ensino superior”, destaca.
A diretora revela que, até agora, trinta e dois alunos que concluíram a 3ª série do Ensino Médio na unidade informaram que conseguiram aprovações no Sisu.
Quem pode participar do ProUni? Podem disputar uma vaga no ProUni os estudantes que não possuam diploma de curso superior; tenham participado do Enem de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação; e possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos, de acordo com o tipo de bolsa.
O candidato deve preencher uma das condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola; ou ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Os professores não precisam se encaixar no requisito de renda.