Publicada em 17 de Fevereiro de 2014 �s 11h15
“Aqui é realmente muito bom, melhor até do que o que eu podia imaginar”, revela a estudante piauiense Francisca Fontinele. Ela é uma dos 120 alunos selecionados pelo programa estadual de intercâmbio Aprender é uma Viagem - projeto pioneiro do Governo do Piauí, que está sendo executado através da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc).
Francisca embarcou para a Nova Zelândia, com mais nove estudantes piauienses, no último dia 4. “De início, não é nada fácil se adaptar a viver em uma nova casa, com novas pessoas, mas com o passar dos dias e o acolhimento das nossas host family, estamos conseguindo enfrentar essa dificuldade”, revela a garota.
Segundo Francisca, a tradicional comidinha brasileira é uma das coisas que ela mais sente falta. “A comida, meu Deus do Céu, eu sinto muita falta, principalmente, da feijoada. Mas, a comida daqui é muito boa também, é diferente, porém gostosa. É que aqui eles não cozinham com sal ou qualquer outro tempero, os temperos ficam sobre a mesa para quem quiser se servir”, explica.
Quanto à nova escola, Francisca revela que a convivência tem sido maravilhosa. “Quando nós chegamos, passamos por um ritual de boas-vindas. Todos foram muito acolhedores. E além dos piauienses que vieram no mesmo voo que eu, nós encontramos, na mesma escola, outros brasileiros, só que intercambistas do estado de Pernambuco”, conta.
A estudante destaca ainda que está encantada com o novo país. “Aqui é realmente muito bom, melhor até do que o que eu podia imaginar, porque as pessoas são diferentes, a educação e a simpatia reinam neste lugar. As paisagens são belíssimas, e não é preciso sair horas de carro para ver. É possível ver lindas imagens no caminho da escola, por exemplo”, ressalta.
Até agora, 90 dos 120 estudantes selecionados já embarcaram para os destinos variados: Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Espanha. No próximo dia 21 de fevereiro, mais 13 alunos da rede estadual de ensino do Piauí embarcam para a Argentina e o último grupo deve viajar no início do mês de março para o Chile.
Cada um dos intercambistas do programa Aprender é Uma Viagem têm todas as suas despesas básicas pagas pelo Governo do Piauí, tais como alimentação e moradia. Para os gastos extras, os estudantes estão recebendo, por mês, R$600 convertidos na moeda de circulação local do país. Antes de viajarem, os adolescentes também receberam do Governo um tablet para auxiliá-los nos estudos e na comunicação com os amigos e familiares que ficaram no Brasil. O intercâmbio tem duração de seis meses.
Mensagem
Para celebrar um mês do primeiro embarque dos estudantes da rede pública de ensino do Piauí para o exterior, o secretário Átila Lira enviou uma mensagem aos intercambistas, onde parabeniza a todos pela oportunidade e garante que está atento para tornar essa experiência inesquecível. Veja:
Queridos e queridas alunos intercambistas,
Passados quase um mês do início da realização deste sonho de morar no exterior, para o primeiro grupo a viajar, venho mais uma vez parabenizar-lhes pela conquista e dizer-lhes que estamos atentos para garantir que esta experiência seja inesquecível e sensacional para vocês.
Sabemos o quanto esta oportunidade pode mudar, para melhor, o futuro de cada um e de suas famílias, pois é, sem dúvida, a melhor oportunidade que terão para construção de uma nova visão de mundo e de um conhecimento mais amplo e variado.
Enfim, meu contato é para fortalecer nosso compromisso e o compromisso do Governador Wilson Martins em nos manter incansáveis na adoção de todas as medidas necessárias para que este semestre vivendo no exterior seja de plena Paz, Alegria e Tranquilidade.
Sejam felizes, aproveitem e divirtam-se!
Atenciosamente, Átila Lira.