Publicada em 05 de Novembro de 2013 �s 17h56
Nesta terça-feira (5), alunos de todo o Estado realizam as provas do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). Quase 95 mil estudantes participam do exame onde são testados os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática a fim de se elaborar um diagnóstico sobre a Educação do Piauí. Este ano, os alunos da rede municipal de Teresina também participam da avaliação.
Em sua terceira edição, o Saepi busca contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem a partir da avaliação realizada com todos os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Também participam da avaliação, estudantes de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, atendidos pelo Programa Ensino Médio Inovador (ProEmi).
No Colégio Estadual Zacarias de Gois (Liceu Piauiense) cerca de 350 alunos aplicam o que aprenderam durante o ano letivo nas provas. A escola atende alunos na modalidade Tempo Integral e Ensino Médio integrado a cursos profissionalizantes. Para a estudante Conceição Bianca, da 3ª série, a ampliação da jornada escolar é o grande diferencial que a deixa mais segura para fazer o exame.
"Antes de estudar na modalidade tempo integral, eu passava o turno livre dormindo ou fazendo outra coisa, menos estudando. Hoje a realidade é outra, pois me sinto mais atraída pelo conhecimento. Acredito que irei me sair bem no Saepi e isso eu devo ao ensino de tempo integral", afirma Bianca.
Outra escola onde a educação integral vem atuando de maneira transformadora é na Unidade Escolar Joel Mendes. Lá o Programa Mais Educação mudou a rotina escolar e possibilitou que os 194 alunos atendidos na modalidade Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) pudessem ter acesso à práticas inovadoras de aprendizagem.
Matheus Henrique é um dos 40 alunos que realizou a prova na escola Joel Mendes. Ele diz que o reforço nas disciplinas bases, oferecido pelo Programa, contribuiu no seu desempenho escolar. "Acredito que fiz uma boa prova, pois gostei das questões. Essa avaliação é importante, pois ajuda a melhorar cada vez mais a nossa escola. Português e Matemática são as minhas disciplinas preferidas", frisou.
O Saepi serve de base para que sejam direcionadas às políticas públicas em educação, bem como investimentos e demais ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino. Outros Estados como Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais também realizam avaliações para saber a realidade no que diz respeito à Educação.
"Com essa avaliação é possível fazer um levantamento sobre os avanços no processo de ensino e aprendizagem. O Saepi também ajuda a direcionar investimentos e todos os esforços de maneira eficaz contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino", concluiu Nemone Pessoa, técnica da equipe de apoio do Saepi.