Publicada em 28 de Maio de 2013 �s 17h07
"Acredite é hora de vencer. Essa força vem de dentro de você... Nossos sonhos a gente é quem constrói. É vencendo os limites, escalando as fortalezas, conquistando o impossível pela fé... Tantos recordes, você pode quebrar, as barreiras você pode ultrapassar e vencer!".
Estas frases supracitadas são da música “Campeão” da cantora Jamily e que tão bem foram interpretadas pelos alunos da Unidade Escolar Cenecista Deputado Átila Lira durante acolhida na escola da diretora, do Programa de Educação com Mediação Tecnológica - Mais Saber, Lusimary Veloso, no último sábado, 25 de maio.
De acordo com a diretora do CNEC Átila Lira, Ruthneia Vieira, em todo o país as unidades das escolas Cenecistas são particulares, mas no Piauí funciona de maneira diferente. "Em Teresina, existem duas escolas, cuja administração esta realizando uma experiência piloto, feita pelo CNEC Nacional, chamada de Projeto Filantropia Total, que financia completamente o ensino através de bolsas integrais para estudantes carentes", informa.
O critério para a escolha dos estudantes é a renda per capita da família não ultrapassar mil reais. Mas a escolha acontece sempre a partir da menor renda. O Colégio CNEC Deputado Átila Lira esta localizado no bairro Todos os Santos, na Região do Grande Dirceu. O outro é o Colégio Popular de Teresina, localizado no bairro Vermelha.
Os dois colégios oferecem ensino de qualidade do maternal ao 9º ano. “Estou emocionada com o carinho desta acolhida. Ao entrarmos nesta escola sentimos que, ela, além de ter uma excelente estrutura, também possui uma administração invejável”, fala Lusimary, durante sua palestra sobre Aulas Mediadas pelas Tecnologias para os pais e alunos do 9º Ano.
Durante sua fala, a diretora Lusimary Veloso fez a apresentação do programa, do funcionamento e metodologias das aulas. "Estou aqui a convite das alunas de uma faculdade particular, para finalização de um trabalho do Curso de Pedagogia, que durante as atividades de seus estágios sentiram a necessidade de ofertar aos alunos, desta escola, a continuidade dos estudos com um ensino de qualidade, e viram no Programa Mais Saber a oportunidade deste crescimento", explicou a diretora.
Segundo Lusimary, para este ano ainda é possível a criação de uma turma para o Preparatório Enem aos fins de semana. "Para a estudante Roseni Silva este é um momento feliz, pois certamente irá beneficiar não somente os estudantes cenecistas, mas muitos outros alunos carentes das escolas próximas que não dispõem de ensino médio e precisam pegar ônibus para estudar distantes de suas residências", declara.