Publicada em 25 de Julho de 2013 �s 09h52
Na manhã desta quarta-feira (24), diretores da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) estiveram reunidos com o atleta piauiense Marcos Aurélio de Oliveira, mais conhecido como Marquinho. O jogador profissional de vôlei tem um projeto que busca desenvolver a modalidade nas escolas da rede pública do Estado.
O programa Verde Vôlei pretende criar um centro de referência no Piauí para formação de atletas e cidadãos através do Esporte. Marcos acredita que o voleibol associado à educação, como forma de inclusão social, se torna uma clara possibilidade de melhorias na qualidade de vida dos alunos.
"Esse projeto tem a intenção de divulgar o esporte no Estado. Queremos criar uma seleção permanente de vôlei. Trabalharemos com crianças que possuem o interesse de jogar e incentivar o estudante para que ele tire boas notas. A intenção também é preencher o tempo livre dos alunos, tirando-os de situação de risco”, explica o atleta.
De acordo com Jader Vaz, assessor técnico da Seduc, a equipe da secretaria vai estudar a viabilidade do projeto e que será feita uma análise para que ele seja implantado.
“Nós estamos conhecendo esse programa e agora vamos nos reunir com todos os técnicos e diretores para estudarmos uma forma de implantá-lo nas nossas escolas. Nosso objetivo é garantir cada vez mais qualidade no ensino através da inclusão do esporte no ambiente escolar”, afirma Jader.
Marcos Aurélio
Iniciou sua carreira esportiva profissional aos 21 anos em Suzano. Durante sua carreira no Brasil, atuou ao lado de jogadores como Pampa, Gilson “mão de pilão”, Max, Kid, Janelson, Marcelinho, Ricardinho, Marcelo Negrão, Giovanni, Vissoto, Bruninho, Wallace, Tiago Alves, Théo e outros tantos. Trabalhou com técnicos como Navajas, Jorge Schimdt, Weber (hoje técnico da seleção Argentina), Rubinho (auxiliar da Seleção Brasileira Masculina), Marco Pacheco e etc.
Em 2007, o jovem saiu do país para atuar no Campeonato Francês, onde jogou nas seguintes equipes: Montpellier, Paris, Beauvais e Lyon e outros países como Romênia e Portugal.
Principais títulos:
Duas vezes vice-campeão da Superliga
Bi-campeão da copa do Brasil
Campeão Sul Americano de clubes
Campeão da Liga B Brasileira
Campeão Frances da liga A.
Vice-campeão da copa da França
Campeão do Play off da Liga B Francesa