Publicada em 25 de Março de 2015 �s 08h58
A Fundação Antares recebeu, na última segunda-feira (23), a visita de um grupo de estudantes do 6º Período do Curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Coordenados pelo professor e jornalista Américo Abreu, as estudantes se reuniram com o presidente da Fundação Antares, Humberto Coelho, e jornalistas da Rádio e TV Antares.
Ao final da visita, as estudantes da Uespi conheceram as instalações da Rádio e TV, incluindo os estúdios de programas noticiários televisivos, como Jornal Antares, Antares Notícia e Interferência. Durante a conversa com o presidente e jornalistas da Fundação Antares, o grupo ouviu uma palestra informal sobre questões como os planos para transmissão do sinal da Rádio, através de satélite, para todos os municípios piauienses, por meio de uma rede de emissoras, inclusive comunitárias.
Humberto Coelho falou também das dificuldades de gerir e fazer Rádio e TV públicas, "sempre em busca de parceiros, considerando as diferenças entre os sistemas público e privado de comunicação, já que as TVs e rádios privadas visam o lucro, o que não é o caso das emissoras públicas. Também se discutiu aspectos como o esforço para se fazer uma comunicação pública, sem amarras ideológicas, tendo como princípio fundamental o fato de que se trata de um direito do cidadão."
Sinal digital
Outro ponto abordado, na conversa com os jovens, se referiu ao processo técnico e burocrático para transformar o sinal da TV - hoje analógico - para digital ou de alta definição, conforme prevê a legislação. Até 2018, todas as emissoras terão que converter seus sinais para o sistema digital, e a TV Antares está se articulando neste sentido. Os jovens fizeram ainda muitas perguntas sobre o tipo de jornalismo praticado na Rádio e TV Antares, e saíram entusiasmados com as informações recebidas.