Publicada em 05 de Junho de 2014 �s 14h28
Visitar o Salão do Livro do Piauí (Salipi) é se deparar com um público formado em sua maioria por estudantes das mais diversas faixas etárias. E as escolas da rede pública estadual sempre participam do evento. Na manhã desta quinta-feira (5), os estudantes da Unidade Escolar Professora Mercedes Costa e da Unidade Escolar Sigefredo Pacheco visitaram a 12ª edição do Salipi.
Teresa Cristina Faustino, diretora da Unidade Escolar Sigefredo Pacheco, levou 51 alunos do ensino médio para o evento e afirma que esta é uma ótima oportunidade de reforçar a importância da leitura. “Nós procuramos sempre incentivar a prática da leitura, principalmente, porque boa parte dos nossos alunos não está habituada a ler. Então, uma oportunidade como essa é boa para que eles tenham contato com o universo dos livros e se encantem”, comenta.
O estudante David Sousa de Azevedo visitou pela primeira vez o Salipi. “Eu gosto muito de ler, mas é a primeira vez que venho aqui. E fico muito feliz, pois aqui nós temos a oportunidade de aprender mais sobre a literatura brasileira e piauiense. E através do cheque livro, podemos adquirir um livro”, conta.
Para Iracema Sobrinho, coordenadora na Unidade Escolar Professora Mercedes Costa, o cheque livro é um incentivo muito bom à leitura. “A maioria dos estudantes da rede pública não tem condições de adquirir um livro, desse modo, esse é um grande incentivo”, afirma.
De acordo com Edjofre Coelho, superintendente de Ensino da Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc), foram disponibilizados R$55 mil para a distribuição de cheque livro. “A Seduc investiu R$55 mil destinados às cinco Gerências Regionais de Ensino de Teresina. As mesmas é que selecionam e distribuem o valor para as escolas”, afirma.
Salipi
O Salão do Livro do Piauí (Salipi) traz como o tema Quem não lê, não vê e homenageia o teatrólogo José Gomes Campos, lembrando ainda o centenário de morte de Augusto dos Anjos. O evento conta com apoio do Governo do Estado por meio da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), e do Sistema de Incentivo à Cultura do Estado (Siec). O evento segue até o próximo domingo (8).