O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) iniciou o protocolo de morte encefálica do estudante Gabriel Brenno Nogueira da Silva Oliveira, 21 anos. O rapaz foi baleado na cabeça quando saía da pensão onde morava, na manhã de quarta-feira (17) e está em estado gravíssimo. Diante da suspeita de morte cerebral, a equipe médica decidiu iniciar a checagem.
De acordo com o hospital, o rapaz primeiro passou por cirurgia para drenar o hematoma na cabeça, causado pelo tiro. Depois de 24 horas da cirurgia, ainda sob sedação, a equipe média fez uma reavaliação do quadro de saúde do estudante.
Com a suspeita de morte cerebral, o hospital iniciou o protocolo, que consiste em uma série de exames: dois clínicos e um de imagem, que devem ser feitos em um prazo mínimo de 24 horas. O hospital explicou que o protocolo não é uma confirmação da morte encefálica, mas uma série de testes para checar a existência de alguma atividade cerebral.
O quadro de saúde do rapaz é gravíssimo desde a entrada no hospital. Ele foi baleado na cabeça por volta das 7h da quarta-feira e rapidamente foi encaminhado ao HUT.
O delegado que investiga o caso, Sérgio Alencar, do 1º Distrito Policial, informou que o autor do crime já foi identificado, mas não deu detalhes sobre essa informação. Ele disse apenas que os policiais estão tentando prender o autor da tentativa de homicídio.