Publicada em 15 de Dezembro de 2015 �s 12h03
A Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) está treinando 10 estagiários, que foram selecionados por meio de testes e entrevistas, para disseminar o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) em cinco órgãos estaduais que possuem maior número de servidores que estão em processo de se aposentar. São eles: Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, Emgerpi e Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER).
Instituído pela Assembleia Legislativa, em 2002, e executado em 2015 na Secretaria da Administração e Previdência, o PPA tem o objetivo de valorizar o servidor público e está apoiado na exigência do Estatuto do Idoso.
O programa está sendo coordenado pela Escola de Governo (Egepi). Uma equipe de profissionais prepara os servidores nessa fase de transição para aposentadoria em que novas perspectivas se abrirão com oportunidades e possibilidades para vivenciar um novo projeto de vida.
De acordo com a diretora da Egepi, Janaína Mapurunga, o programa vai beneficiar servidores de outras pastas, assim como já é feito com quem é lotado na SeadPrev, com repasse de informações, orientações, assistência psicológica, cursos e palestras a fim de minimizar os impactos negativos que possam surgir com a aposentadoria, como depressão, ansiedade e outras patologias.
Durante a semana, os estagiários são capacitados pela psicóloga Josiane Sales e pela colaboradora da Egepi, Graça Carvalho. “Eles aprendem dois tópicos fundamentais: Conhecem profundamente o PPA e trabalham a postura profissional para atuar no programa a partir de 2016” explica Janaína Mapurunga,