O Governo do Estado do Piauí, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), fez a entrega entrega de computadores para a Associação Amigos dos Autistas (AMA), em Teresina. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (13) e contou com a presença do governador Wellington Dias, do diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Avelyno Medeiros e da presidente da AMA, Rosalia Oliveira.
Segundo o chefe do executivo estadual, os computadores irão somar para o funcionamento da instituição em vários aspectos. “Estamos trabalhando para ampliar o uso da tecnologia no Estado. Temos uma importante parceria com a AMA e queremos garantir que ela tenha melhores condições de atendimento ao público e para o aprendizado dos autistas”, declarou Wellington Dias.
“É um sonho que já tínhamos há algum tempo, de montar esse espaço porque ele vai ajudar bastante nas atividades dos autistas, principalmente no processo de alfabetização, leitura e escrita. O computador é uma ferramenta muito importante nesse sentido”, garantiu Rosalia Oliveira, presidente da AMA, que atende atualmente 170 famílias.
A Associação dos Amigos dos Autistas do Piauí (AMA) surgiu da necessidade dos pais de autistas encontrarem apoio e suporte técnico para educação e tratamento de seus filhos. Foi fundada em 29 de Janeiro de 2000, por pais e amigos dos autistas residentes em Teresina, que superando a desinformação diante do quadro de Autismo, reuniram-se para transformar questionamentos em ação somando forças para obter serviços estruturados nas áreas de saúde, educação especial, trabalho e assistência social.
Dinamização de serviços
Durante a solenidade, aconteceu ainda, a entrega simbólica de 200 computadores para setores administrativos do Estado. Segundo Avelyno Medeiros, eles irão atender à demanda de equipamentos que estão obsoletos e para agilizar processos.
“Nossa intenção é diminuir gradativamente o uso do papel e tornar a administração pública mais eficiente. Atendendo ao Sistema de Monitoramento das Ações Estratégicas (SIMO) e a um novo projeto que será lançado em breve, que tem por objetivo de tornar os processos apenas eletrônicos, isso vai trazer mais agilidade dos serviços que o Estado presta”, explicou.
Autoria: Aline Medeiros e Lorenna Costa