Publicada em 26 de Janeiro de 2016 �s 10h23
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, e a Prefeitura de Teresina devem firmar convênio para formação de 50 aprovados no concurso da PMT para a Guarda Municipal da capital. A parceria é para que que os aprovados recebam instrução na Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí (Acadepol), incluindo a habilitação para uso de arma de fogo, como prevê a Lei 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).
“Ainda estamos em processo de formalização. Fomos procurados pela Prefeitura de Teresina e estamos colocando à disposição o curso de capacitação completo, incluindo habilitação para uso de arma de fogo, como pistolas. A lei permite essa possibilidade à Guarda Municipal, ao transitar por praças e prédios públicos possa fazer abordagens e intervir numa situação de flagrante”, explica o secretário da Segurança, Fábio Abreu.
O secretário disse ainda que não há data prevista para o início do curso, mas que toda a estrutura da Acadepol está à disposição para o treinamento.
“Essa é a participação do Governo do Estado, por meio de convênio, ao colocar nossa estrutura e nossos profissionais gabaritados para formar os novos guardas municipais. O objetivo é dar cooperação técnica para termos profissionais atuantes na capital e isso vem a ajudar o trabalho da segurança”, conclui Abreu.