Publicada em 22 de Março de 2016 �s 12h04
Quem não conferiu em Campo Maior, no último dia 13, vai poder assistir, em Teresina, o espetáculo da Batalha do Jenipapo, que será apresentado no próximo domingo (27), às 20h, no Theatro 4 de Setembro. A entrada é franca.
O texto de Bernardo Aurélio e direção de Franklin Pires é um musical que conta com a participação de atores e cantores que foram selecionados durante audição pública realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). No total, foram escolhidos 40 candidatos com registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), 20 sem registro e quatro alunos da Escola Técnica de Teatro Gomes Campos.
"É um espetáculo novo, diferente dos anos anteriores. O enfoque principal são os heróis sem nome, de Campo Maior. Terão números musicais emocionantes que ajudam a contar a história. As cenas de luta serão bem mais reais. Os atores vão representar pessoas do povo, entre nobres portugueses, Exército e o povo do Piauí”, explica o diretor Franklin Pires.
Para o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, o espetáculo faz um importante resgate à participação histórica do Piauí no processo de independência do país e, portanto, deve ser relembrado todos os anos. “Além de homenagear os heróis da Independência, é uma forma de recontar essa história ao povo piauiense”, conclui o gestor.
Histórico
A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.