Publicada em 27 de Fevereiro de 2015 �s 10h30
Depois de seis meses de atividades terapêuticas, mais cinco pessoas concluíram a recuperação no Espaço de Acolhimento, do bairro Matadouro, ligado à Secretaria da Saúde, sob fiscalização da oordenadoria de Enfrentamento às Drogas (CEDrogas).
A Cerimônia de Comemoração da Vida aconteceu nessa quinta-feira (26), às 17h30, com a entrega dos certificados de conclusão do processo terapêutico dos residentes, com a presença da vice-governadora Margarete Coelho, do coordenador da CEDrogas, Sâmio Falcão, e da superintende da Associação Valorizar a Vida, Irmã Josuíla Alves.
Com capacidade para 24 pessoas, o Espaço de Acolhimento do Matadouro foi criado há dois anos com o objetivo de reintegrar dependentes químicos à sociedade. Todas as pessoas acolhidas passam por oficinas terapêuticas e terapias ocupacionais, rodas de conversas sobre ética, valores e princípios, além de um processo de desintoxicação.
"A sociedade pode esperar resultados positivos desse trabalho. Aqui eles saem de um estado de exclusão social e encontram a oportunidade de recomeçar a vida com dignidade", explicou Ticiane Chaves, diretora técnica do Espaço de Acolhimento.
As famílias dos dependentes químicos aprovam o trabalho feito pela equipe multidisciplinar desenvolvido no local. "Graças a Deus e a esse trabalho feito aqui pelas assistentes sociais, psicólogas e técnicas em enfermagem. Hoje, meu filho está numa situação bem melhor do que se encontrava há seis meses", ressaltou a dona de casa Maria Sandra.
A solenidade marcou a conclusão da recuperação da décima turma que passou pelo Espaço de Acolhimento. "Esse é um trabalho muito importante. São pessoas que precisam do apoio do Estado. Além da recuperação física dos dependentes químicos, o trabalho garante a eles o restabelecimento do vínculo com a sociedade", destacou a vice-governadora Margarete Coelho.