Publicada em 07 de Abril de 2016 �s 13h25
Auxiliar e direcionar o plano de educação de estado e municípios, esse é o objetivo do Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação (PAR), lançado em nova estrutura no estado do Piauí, nesta quinta-feira (07), no Diferencial Buffet em Teresina. A nova estrutura do ciclo do PAR foi apresentada pelo Escritório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE- Soluções), que, na oportunidade, expôs aos presentes o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), e a prestação do atendimento individualizado a todos os gestores dos 224 municípios do Estado.
De acordo com o governador, o encontro entre os funcionários da Educação e gestores do estado é uma forma de dar celeridade a solução dos problemas apresentados na área. “Nós temos aqui um encontro de executivos, técnicos e secretários com o objetivo de trabalhar o Programa de Ação Articulado do Ministério da Educação voltado para um planejamento, saber o que está precisando no município, na questão infantil - se precisa de creche, de equipamentos, da reforma de um prédio, se precisa de um novo prédio. Da mesma forma o ensino fundamental - saber como está a qualidade da educação e a qualificação profissional. Ou seja, tudo isso vem como uma proposta e a partir daí um projeto e o Ministério da Educação, dentro da sua limitação financeira e dentro das prioridades trabalhadas por cada município, estabelecer aquilo que vai ser executado, e isso facilita para que aqui no Piauí, nesse encontro do trabalho, a gente dê soluções a coisas que muitas vezes o prefeito tinha que se deslocar do seu município até Brasília. Então é um passo de bons resultados”, explicou Wellington Dias.
O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Manuel Palácios, destacou que o evento é de elevada importância para a educação do Estado do Piauí, pois auxilia e direciona os envolvidos, Estado e municípios, no planejamento dos quatro anos para garantir financiamentos por meio do MEC, destinados à parte pedagógica, reformas e construção de escolas, formação inicial e continuada dos profissionais em educação, e na gestão e organização da rede de conselhos da educação, além de facilitar a resolução de problemas.
“A Educação brasileira funciona na colaboração entre a União, estados e municípios e muitas vezes é necessário um trabalho mais próximo para o que precisa ser feito esteja ao alcance de todos. A administração pública envolve sistemas complexos, envolve procedimentos de prestações de contas que não são muito detalhadas e muitas vezes está em Brasília o técnico é capaz de ajudar e o perfeito que está no interior do Piauí terá muita dificuldades as vezes de ter a informação correta. Então, quando o FNDE vai aos estados e se reúne com as autoridades locais, evidentemente faz com que tudo ande mais rápido", afirmou Palácios.
Outro programa importante lançado no Piauí foi o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Segundo a secretária da Educação, Rejane Dias, esses programas lançados hoje vai fortalecer a parceria com os municípios. “Nesse momento de tirarmos as duvidas com a abertura do PAR, nós vamos ter aqui a abertura do Pnaic também é extremamente relevante, porque é o nosso plano nacional no sentido de erradicarmos o analfabetismo no estado do Piauí, a educação na idade certa e isso é feito principalmente com os municípios. Por isso, nós nos colocamos à disposição no sentido da assistência técnica da Secretaria da Educação, fortalecendo as regionais de educação e o nosso ensino técnico, em parceria com as universidades, com o Ministério da Educação, no sentido de capacitar os nossos alfabetizadores no intuito de alfabetizarmos as nossas crianças que é o Pacto Nacional de Alfabetização da Idade Certa. Estamos aqui cientes desse sentimento de fortalecer a parceria com os nossos municípios", frisou a gestora.