Publicada em 16 de Junho de 2012 �s 22h27
A obra, editada pela Edições do Senado Federal, aborda a abdicação de D. Pedro I, ocorrido a 7 de abril de 1831. O trabalho de pesquisa, que durou cerca de cinco anos, revela o verdadeiro segredo que levou o primeiro imperador do Brasil a renunciar ao cargo, depois do curto reinado de apenas nove anos.
A Noite das Garrafadas foi dividida em sete capítulos, cobrindo o período de 1822 a 1831. O escritor traça um painel do país na época. O título do livro se refere ao evento que levou D. Pedro I a abdicar. As noites das garrafadas, briga de rua no Rio de Janeiro envolvendo brasileiros e portugueses, aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de março de 1831.
Durante a noite de autógrafos no estande do Senado Federal, no Salipi, será oferecido um coquetel. O lançamento acontecerá também em várias capitais brasileiras, ainda neste semestre, e em Nova York (Estados Unidos), em outubro, para atender à demanda de milhares de brasileiros que moram na cidade.
O Governo do Estado é patrocinador do Salão do Livro do Piauí (Salipi), realizado anualmente, sempre no mês de junho, desde 2003, quando um grupo de professores resolveu fazer a experiência de organizar um evento literário. Atualmente o evento é organizado pela Fundação Quixote, criada em 2005 pelo mesmo grupo de professores. O Salipi conta com seminários, bate-papo, exposições, concursos e shows.