Publicada em 27 de Fevereiro de 2014 �s 10h53
Estão abertas as inscrições para o Programa Aluno Atleta na Escola. As unidades de ensinodevem fazer sua adesão até o dia 30 de abril, na do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Interativo). Na adesão, é preciso informar as modalidades esportivas que serão desenvolvidas e o número de estudantes.
Cada escola participante receberá uma verba fixa de R$1 mil e mais R$3 por aluno inscrito. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o objetivo é levar o programa aos 5.564 municípios e a 40 mil escolas que tenham registrado, no censo escolar de 2013, alunos de 12 a 17 anos de idade, independentemente da série que cursam.
O coordenador estadual de Desporto Escolar, Manoel Batista, explica a importância do Programa para as escolas. “O Atleta na Escola traz benefícios tanto para o esporte, como para as aulas de Educação Física desenvolvidas no dia a dia nas unidades escolares. Está sendo criado um núcleo de formação de atletas. Nós já comunicamos às Gerências Regionais de Educação para que elas atuem junto às escolas, motivando para que façam a adesão”, pontua.
No Piauí, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), incentiva a participação das unidades de ensino da rede. Uma motivação a mais para o Programa Atleta na Escola está na expansão das Quadras Poliesportivas que estão sendo construídas e reformadas nos centros de ensino piauienses. Desde 2011, já foram construídos 53 novos espaços voltados para a prática de atividades esportivas.
A novidade é que, neste ano, o Atleta na Escola acrescenta as novas modalidades Judô e Voleibol e também inseriu as provas de arremesso de peso ao atletismo, além das atividades que participaram do programa em 2013 - corrida de velocidade, com provas de 75 metros e de 100 metros; corrida de resistência, de mil metros e de 3 mil metros; e provas de salto em distância.
Em 2014, o Atleta na Escola contempla o esporte paraolímpico com as modalidades atletismo, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de roda, voleibol sentado, futebol de 5 (DV) e futebol de 7 (PC), definidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, na faixa de 12 a 17 anos, feminino e masculino.