Escolas estaduais de Teresina e do interior do Estado estão recebendo melhorias a partir de reformas proporcionadas por convênios e programas como o Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Programa de Autonomia, Cooperação e Transparência das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino do Piauí (Pactue) Extra. Escolas regulares, de tempo integral e polos da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) estão sendo beneficiados.
Unindo as verbas do Pactue Regular e do Extra, já foram investidos mais de 10 milhões de reais. Cerca de 650 escolas da rede estadual receberam algum tipo de melhoria por meio destes recursos. Já obras com recursos oriundos do Tesouro Estadual, Fundeb e FNDE estão beneficiando 115 escolas e centros especializados, num investimento de mais de 52 milhões.
Uma das escolas que estão com estrutura renovada é o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Residencial Pedra Mole. A diretora da escola, Carla Alencar, explica que atende 248 alunos na modalidade Ensino Médio em Tempo Integral e que o Pactue Extra proporcionou uma melhora significativa na estrutura e manutenção da escola, ampliando a qualidade do ensino aprendizagem dos alunos.
"O Pactue Extra fez toda a diferença para nós. Além das grandes obras que a própria Secretaria Estadual de Educação já realiza, nesse pouco tempo conseguimos fazer diversas melhorias em nossa infraestrutura, de acordo com nossas necessidades", comemora a gestora.
Essa verba é repassada em cima de demandas extraordinárias, de acordo com um checklist feito no início de cada ano, para reparos que não são rotina. Todas as escolas regulares recebem duas parcelas de R$ 3.200,00 e as escolas de Tempo Integral recebem R$ 7.300,00, também em duas parcelas.
O CETI Pedro Mendes Pessoa, localizado em Beneditinos, realizou várias melhorias comemoradas por alunos, professores e toda comunidade escolar.
"Com esse recurso do Pactue Extra fizemos a cobertura da ampliação da cantina, que ficava a céu aberto e agora é uma área melhor para os funcionários trabalharem, realizamos a retirada e a poda de árvores de grande porte, assim como o replantio, retelhamos toda a escola, padronizamos a fachada com pintura e adequação da cor das escolas da rede, reforma da placa de identificação entre outros reparos", relata a diretora da escola, Rosimar Sousa.
A jovem Neliane Abreu, do 3º ano do Ensino Médio da mesma escola, demonstra sua felicidade nas intervenções realizadas. "Acho muito importante as mudanças na escola, pois estas vieram para somar e espero que muitas outras apareçam. É com uma boa infraestrutura que uma escola funciona e prepara seus alunos para a vida", conclui.
O secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina, explica que todas essas melhorias foram realizadas pela própria escola por meio do Pactue Extra, um incentivo financeiro para a manutenção da estrutura física e administrativa das dependências escolares, mantido exclusivamente com recursos do Tesouro Estadual.
"O Pactue Extra foi criado pensando em dar celeridade aos processos abertos para realização de pequenas reformas das escolas. Por conta dos trâmites legais, as verbas emergenciais demoravam até três meses para chegar às escolas. Esse prazo atrapalhava, e muito, a vida dos alunos e educadores. Com sua implantação estamos colhendo ótimos resultados, além de promover a autonomia financeira da escola para esse fim", explica o secretário.
Quase 50 escolas e centros especializados de Teresina recebem reforma e ampliação
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem trabalhando intensamente para melhorar a estrutura física das escolas da rede. Além das obras em execução em todo Estado, Teresina recebe 47 projetos entre novas escolas, reformas, climatização quadras esportivas e outras ações que totalizam um investimento de mais de 20 milhões de reais.
As obras da capital beneficiam escolas e centros especializados de educação, para pessoas com necessidades especiais, a exemplo da reforma do Centro Integrado de Educação Especial (CIES), reforma do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência (CAP), ampliação e recuperação do Centro Cultural de Línguas, reforma e ampliação do Centro de Habilitação Ana Cordeiro, reforma e ampliação da Casa da Estudante, reforma e ampliação do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades (Naash), entre outras obras.